! 1 - Linux: instalação em um micro de mesa e em um notebook - 18/08/2005 - Reportagens Especiais

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Reportagens Especiais
18/08/2005 - 23h45
1 - Linux: instalação em um micro de mesa e em um notebook

Bruno Aragaki, da Redação
Renato Franzini, editor do UOL Tecnologia

Reportagem feita por sugestão de leitores; saiba mais

A instalação do SuSE 9.3, conhecido por ser uma distribuição fácil de usar, ocorreu de maneira simples e relativamente rápida (em menos de uma hora, nos dois testes realizados).

Basta colocar o primeiro dos quatro CDs que acompanham a distribuição e reiniciar sua máquina, que deve estar configurada para dar boot pelo CD-ROM -caso ela não esteja, consulte a documentação do seu micro para saber como fazê-lo. Com o botão F4, você pode selecionar a opção Português, para que todos os menus sejam exibidos no idioma. Daí em diante, basta seguir as instruções que aparecem na tela.

Divulgação
Divulgação
Programa cria nova partição para o SuSE e preserva o Windows
Um dos destaques da instalação é a opção de preservar o Windows na sua máquina. Realizamos dois testes com diferentes particionamentos do HD (partição, grosso modo, é uma "divisão" do disco rígido).

Nos dois casos, cada HD tinha cerca de 80 GB de capacidade. Em um micro de mesa, criamos duas partições no HD e instalamos o Windows XP em uma delas. Em um notebook, criamos uma só partição e instalamos o Windows XP. No primeiro caso, o YaST -o programa que faz instalações no SuSE- reconheceu a partição existente e propôs a instalação do SuSE na outra, mantendo o Windows. No outro teste, o YaST propôs o reparticionamento, realocando o Windows em uma partição e instalando o SuSE na outra (veja figura à direita).

Ou seja, caso você queira preservar o Windows na sua máquina -o que será útil para o caso de você desejar instalar algum software que só seja compatível com o Windows- basta aceitar a sugestão feita pelo programa de instalação.

Depois de instalado o Linux, a cada vez que você ligar o micro, aparecerá uma tela em que você deve escolher qual sistema quer usar, SuSE ou Windows. No caso do HD reparticionado, da primeira vez em que o Windows foi acessado após a instalação do Linux, o sistema acusou a modificação no sistema de partições e verificou o HD. Depois disso, todos os arquivos estavam lá, prontos para o uso.

Outra etapa que pode oferecer dificuldades na instalação de sistemas operacionais, a configuração de placas e dispositivos, também ocorreu sem problemas. O software reconheceu as placas de som, de vídeo e de rede e detectou automaticamente a conexão à Internet.

Houve um contratempo apenas no caso do notebook. Seu monitor não foi reconhecido corretamente pelo SuSE, e a área de trabalho ficou distorcida. A solução foi descobrir na Internet qual a resolução máxima do modelo em pixels, qual o tamanho da diagonal da tela em polegadas e quais suas medidas horizontal e vertical em milímetros. Depois, foi necessário inserir esses números em um programa de configuração (leia observação abaixo).

Apesar de o sistema de instalação parecer eficiente, é recomendável fazer backup dos arquivos mais importantes, antes de começar. E, nunca é demais dizer, vale a pena ter a assistência de algum profissional técnico ou usuário mais experiente.


Obs.: após a publicação da reportagem, o webmaster Jan Schnürle sugeriu uma maneira mais simples de configurar o notebook, bastando apenas saber sua resolução correta: 1- entre no YaST; 2- clique em Hardware; 3- selecione Placa de Vídeo e Monitor; 3- clique em Modificar (o Sax2 abrirá); 4- Clique em Desktop e selecione Cor e Resolução; 5- clique no botão Alterar configurações; 6- clique em propriedades; 7- selecione a aba Resolução; 8- marque as resoluções desejadas e clique no botão Ok; 9- clique no botão concluir; 10- clique no botão Finalizar; 11- Aparecerá um aviso com a opção de testar as alterações; faça o teste e, caso ele tenha sido bem-sucedido, clique em salvar.








ÚLTIMAS REPORTAGENS
27/02/2008
Dez mandamentos para ficar longe de vírus em mensagens instantâneas
20/02/2008
Recarga e fidelidade são banho de água fria em novas regras para celulares
18/02/2008
Windows Vista SP1 é quase um novo sistema operacional; saiba mais
16/02/2008
Brasil terá Campus Party também em 2009; confira balanço da festa
23/01/2008
Seu celular anda meio maluco? Cuidado, ele pode estar com vírus
21/01/2008
Transforme o seu PC em um home theater
17/01/2008
Veja dicas para adotar o Linux sem dificuldades no PC
16/01/2008
Creative Commons é alternativa ao direito autoral; saiba mais
15/01/2008
Navegador GPS funciona como guia de ruas digital no carro; veja teste
10/01/2008
Câmeras digitais aderem à onda do vídeo em alta definição na CES