! 3 - Linux: vantagens e desvantagens do sistema - 18/08/2005 - Reportagens Especiais

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Reportagens Especiais
18/08/2005 - 23h35
3 - Linux: vantagens e desvantagens do sistema

Bruno Aragaki, da Redação

Reportagem feita por sugestão de leitores; saiba mais

VANTAGENS

  • Baixo custo
    O Linux é baseado em software livre. Por isso, as empresas que distribuem o sistema não cobram pelo sistema em si, mas por serviços adicionais como publicação de manuais, suporte, treinamento, etc.

    No caso do SuSE 9.3, distribuído no Brasil, o UOL comprou o programa pela Internet por R$ 64,80. É o valor dos CDs gravados, do manual que acompanha o produto, do suporte técnico oferecido e do custo de envio pelo correio.

    Segundo Rafael Peregrino, editor da Revista Easy Linux, que encarta uma versão do SuSE 9.3 para o Brasil, a cópia e a distribuição dos CDs são permitidas -o que é uma das premissas do software livre.

  • Segurança
    Qualquer instalação ou alteração do sistema, no Linux, requer a autorização do "usuário root", que é uma espécie de usuário especial do sistema. Com isso, dificilmente um vírus ou programa malicioso será instalado a não ser que você autorize, inserindo sua senha e nome de usuário.

    Há ainda o fato de o sistema estar instalado em bem menos máquinas que o Windows, o que o torna menos visado pelos criadores de vírus.

  • Comunidade de suporte ativa
    Fóruns, listas de discussão, wikipages, e-groups, sites... É grande a lista de recursos disponíveis na Web para resolver problemas relativos a Linux. De problemas básicos (como dificuldade para executar um tipo de arquivo) a dúvidas mais complexas, é possível encontrar respostas em comunidades de usuários de software livre online.

    Em português, há o site Br-Linux.org, com notícias de Linux, tutoriais e fóruns, e o e-group SuSE Linux Brasil, em que usuários trocam informações sobre o sistema.


    DESVANTAGENS

  • Incompatibilidade com equipamentos
    Muitos softwares que permitem o funcionamento de certos equipamentos (como o da impressora HP adquirida pelo advogado Fernando Cotelo; saiba mais) são feitos exclusivamente para Windows, o que pode dificultar muito o uso deles com o Linux.

    Como o SuSE permite manter o Windows instalado, uma saída pode ser reiniciar o micro no ambiente Windows na hora de usar tais equipamentos. Há ainda os fóruns nos quais você pode compartilhar o problema com outros usuários e ver quais as soluções encontradas por eles. No caso da cópia do SuSE que instalamos em um notebook, o sistema não reconheceu corretamente o monitor. O problema foi resolvido, mas só depois de uma procura na Internet por informações técnicas do monitor.

  • Formatos proprietários
    Arquivos de áudio e vídeo nos formatos WMA e WMV, respectivamente, ligados ao programa Windows Media Player, da Microsoft, são dos mais usados na Internet. A TV UOL, por exemplo, transmite vídeos em WMV.

    O Kaffeine, reprodutor de mídia que vem com o SuSE, é anunciado como uma alternativa ao tocador da Microsoft. No entanto, nos testes realizados pela redação (usando o navegador Firefox), não foi possível, de início, assistir a vídeos de páginas como os da TV UOL e da CNN, mesmo depois de instalada a atualização sugerida pelo manual.

    A solução foi encontrada nos fóruns. Primeiro, instalamos a extensão do Firefox "MediaPlayerConnectivity", que permite assistir aos vídeos em uma janela separada. Depois de mais algum tempo consultando fóruns, decidimos baixar o reprodutor de mídia Mplayer -basta clicar, abrir e selecionar "Instalar com o Yast"- e o plugin "mplayerplug-in". Com isso, pudemos assistir aos vídeos na janela do browser, normalmente.








  • ÚLTIMAS REPORTAGENS
    27/02/2008
    Dez mandamentos para ficar longe de vírus em mensagens instantâneas
    20/02/2008
    Recarga e fidelidade são banho de água fria em novas regras para celulares
    18/02/2008
    Windows Vista SP1 é quase um novo sistema operacional; saiba mais
    16/02/2008
    Brasil terá Campus Party também em 2009; confira balanço da festa
    23/01/2008
    Seu celular anda meio maluco? Cuidado, ele pode estar com vírus
    21/01/2008
    Transforme o seu PC em um home theater
    17/01/2008
    Veja dicas para adotar o Linux sem dificuldades no PC
    16/01/2008
    Creative Commons é alternativa ao direito autoral; saiba mais
    15/01/2008
    Navegador GPS funciona como guia de ruas digital no carro; veja teste
    10/01/2008
    Câmeras digitais aderem à onda do vídeo em alta definição na CES