UOL Notícias Tecnologia
 

22/10/2009 - 00h01 / Atualizada 16/12/2009 - 13h33

Cinco perguntas sobre o upgrade para o Windows 7

JOÃO BRUNELLI MORENO | Para o UOL Tecnologia
Para ter o novo sistema operacional da Microsoft será necessário comprar um kit com DVD e manual de instrução. Não haverá, pelo menos até janeiro, pacote de atualização para quem já tem Windows original, seja ele Vista ou XP.

Já quem comprou computador com Vista com direito à atualização (depois de 26 de junho), deve mandar um formulário, por carta ou internet, e irá receber o DVD de instalação em casa, mediante pagamento de frete. No Brasil, não será possível baixar o upgrade pela internet (como nos EUA).

Veja valores do frete e como fazer o upgrade para o Windows 7

"Tivemos muitas reclamações de consumidores que compravam o upgrade achando ser um Windows completo", explica Ricardo Wagner, diretor de produto da Microsoft, que também lembra que "a melhor maneira de comprar um Windows 7 barato será pré-instalado numa máquina nova".

Se você já tem uma máquina e não pretende trocá-la, confira a seguir cinco perguntas sobre a atualização para o novo sistema operacional.

Quem tem direito a fazer upgrade do Windows Vista para o 7?
Quem comprou um computador com o Vista Home Premium, Business ou Ultimate entre os dias 26 de junho de 2009 até 31 de janeiro de 2010. Máquinas com o Vista Starter e Home Basic não terão direito ao upgrade.

O upgrade é gratuito?
Mais ou menos: apesar de não haver cobrança pelo novo Windows, alguns consumidores terão que pagar pelas taxas de envio do DVD até sua casa.

Os usuários do Windows XP poderão fazer upgrade para o 7?
Não, os usuários do XP deverão fazer uma instalação nova do sistema.

Os usuários das versões de testes poderão fazer upgrade para a versão final?
Não. De acordo com Ricardo Wagner, da Microsoft, "a versão RC foi feita apenas para testes, com muitas diferenças em relação às versões finais". Ou seja, os que quiserem continuar usando o Windows 7 depois do período de testes, que vai até maio de 2010, deverão comprar uma cópia do novo Windows e formatar suas máquinas.

Quais serão as versões do Windows 7?
Assim como o Vista, o Windows 7 chega ao mercado em diversos "sabores": Starter, Home Basic, Home Premium, Professional, Enterprise e Ultimate. Desses, o Home Premium é destinado apenas à mercados em desenvolvimento (como o brasileiro) e o Starter faz sua estréia "no primeiro mundo", destinado exclusivamente à netbooks. Veja todos os pacotes e preços.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host