UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Imagem

16/12/2008 - 15h42

TVssauro de 103 polegadas encanta sheiks do Oriente

SÉRGIO VINICIUS | Para o UOL Tecnologia
Após avaliar os modelos de TV Philips 52PFL7803D, LG 52LG70YD —ambas de LCD e com 52 polegadas— e Samsung Série 6 Linha 610, de plasma e de 50 polegadas, o UOL Tecnologia conheceu a Panasonic TH-103PF9UK, de plasma e com 103 polegadas.

Seria um típico modelo "TVssauro", caso houvesse essa categoria entre os televisores brasileiros. Segundo o fabricante, trata-se da maior TV vendida no país. Pouco vendida, diga-se: até o momento do fechamento deste texto, apenas 30 foram compradas no país, cada uma pela quantia de R$ 229 mil.

À primeira vista, a TVssauro não chega a assustar. Tem mais de 1,8 m de altura (imagem ao lado), mas com os móveis a mais de 5 metros, em um ambiente previamente preparado, parece um televisor quase comum. Entretanto, na prática, faz diferença.

Imagens de videogame são extremamente reais e um jogador com mais sensibilidade pode ter tonturas jogando. E não é só: a diferença entre DVD e Blu-ray, por exemplo, fica ainda mais gritante em uma tela de 103.

Mas a TV não é somente uma gigante entulhada no meio de uma sala. Há uma série de métodos e curiosidades ao redor do brinquedão. Daniel Kawano, analista de produtos da Panasonic, explicou alguns detalhes sobre o televisor.

UOL Tecnologia: Quem é que compra uma TV tão grande?
O público de uma TV tão grande não é bem físico, são empresas. Por exemplo, algumas delas foram compradas para serem usadas no Aeroporto de São Paulo.

UOL Tecnologia: Quantas foram vendidas no Brasil?
Até agora, 30.

UOL Tecnologia: Todas para empresas?
Não. 15 para empresas. A outra metade foi para pessoas físicas.

UOL Tecnologia: Por falar em cuidados, limpar a TV parece ser muito trabalhoso, já que é muito grande. O que o usuário deve fazer?
Na verdade, essas TVs costumam ficar em salas previamente preparadas para recebê-las, com ar condicionado, home theather, entre outros acessórios. Assim, é mais difícil juntar pó ou sujeira. De qualquer forma, os cuidados de manutenção são os conhecidos: passar um pano para tirar pó, por exemplo.

UOL Tecnologia: Além de grande e de dar enjôo ao jogar jogos de luta no videogame, o que mais ela tem de diferente?
No quesito conectividade, ela tem cartuchos intercambiáveis, que permitem a ligação de qualquer componente. Ela pode ser colocada de lado ou em pé que, por meio de um adaptador, a posição da imagem se auto-ajusta. A tela é também mais resistente do que as outras TVs de plasma.

UOL Tecnologia: Isso quer dizer que se alguém a derrubar, ela não quebra?
Bom, se alguém a derrubar, terá de empurrar 342 quilos. Eu diria que é muito difícil alguém conseguir isso.

UOL Tecnologia: Quantas unidades foram vendidas no mundo, desde o início da comercialização, em 2007?
Até agora, 5 mil unidades. Destas, 2,5 mil foram para o Oriente Médio. Os consumidores daquela região costumam ter quartos muitos grandes e o tamanho da TV se ajusta às necessidades deles.

UOL Tecnologia: Em uma feira neste ano, vocês anunciaram, como produto-conceito, uma TV de 150 polegadas. Há a intenção de comercializá-la?
Sim. Ela deve entrar no mercado na metade de 2009, mas não sabemos mais nada a respeito disso.

UOL Tecnologia: Ao assistir a vídeos em DVD e em blu-ray percebe-se a diferença clara na qualidade das imagens. O que acontece se o usuário ligar um vídeo cassete e rodar uma fita VHS nessa TV?
Nós não recomendamos isso. A imagem ficará muito, muito feia e granulada.

Compartilhe:

    Últimas avaliações

    Hospedagem: UOL Host