UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Imagem

08/12/2009 - 07h00 / Atualizada 08/12/2009 - 12h22

Câmeras digitais cabem no bolso e garantem bons cliques

RENATO FARIA | Para o UOL Tecnologia

Elas têm pequenas dimensões, cabem no bolso e podem ser levadas, literalmente, para qualquer lugar. As câmeras compactas, que no passado compunham as linhas básicas voltadas para usuários iniciantes, ganham novas características e funcionalidades que tornam o ato de fotografar bem mais divertido.

Se você é daquelas pessoas que não desgrudam da câmera digital nem quando vão mergulhar num dia quente de verão, pode levar a Z33 WP, da Fujifilm, ou a Lumix TS1, da Panasonic. As duas foram projetadas para tirar fotos debaixo d’água a profundidades de até 3 metros sem nenhum acessório adicional. Esses aparelhos funcionam não apenas em água doce – como de rios ou de piscinas –, mas também suportam condições mais hostis, como a água salgada do mar.

Num momento em que vídeos em alta definição estão deixando de ser um luxo, as câmeras digitais seguem a tendência e começam a registrar imagens em movimento com alta qualidade. Tanto a Panasonic TS1 quanto a Sony Cybershot DSC T900 ou a Samsung ST 1000 conseguem gravar filmes em HD. Mas prepare-se: esses arquivos de vídeo são pesados e vão exigir cartões de memória com capacidades maiores que os tradicionais 1GB ou 2GB para armazenar seus registros em alta definição.

Se a ideia é explorar a conectividade wireless, a ST 1000 dá conta do recado. Em qualquer ambiente com internet wi-fi, por exemplo, ela é capaz de acessar sites como Picasa, Facebook ou YouTube e fazer o upload de fotos e vídeos automaticamente. Outra característica legal dessa câmera é a função geo-tagging, que grava na foto as coordenadas geográficas do local onde a foto foi batida. Isso é possível graças ao GPS embutido no aparelho.

O UOL Tecnologia testou as câmeras das quatro fabricantes e mostra agora os pontos fortes e pontos fracos de cada modelo. Confira qual se adapta melhor às suas necessidades.

Últimas avaliações

Hospedagem: UOL Host