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17/12/2007 - 07h01

LCDs de 22" têm alta taxa de resolução, mas ainda são inferiores à TV

MARCELO AYRES | UOL Tecnologia
Monitores de LCD (sigla, em inglês, para liquid crystal display —ou display de cristal líquido) são desenvolvidos para trabalhar em uma determinada resolução. A esta configuração é dado o nome de resolução nativa. Os três monitores avaliados pelo UOL Tecnologia têm resolução nativa de 1.680 x 1.050.

Para visualizar as imagens na resolução nativa do monitor, é importante ter uma placa de vídeo compatível. Caso isso não ocorra, as imagens serão redimensionadas para serem exibidas na tela —uma vez que os monitores exibem cada pixel individual da imagem utilizando uma matriz fixa de pontos horizontais e verticais.

Durante o teste, foi possível observar os efeitos do redimensionamento.
Ao diminuir a resolução da tela, a imagem piorava e ficava opaca e sem resolução. Os ícones da área de trabalho ficavam como que fora de registro. Além disso, os textos perdiam sua definição.

A situação melhora quando os monitores são configurados em sua resolução nativa máxima com uma placa de vídeo compatível — assim, oferecem muito mais qualidade, cores vívidas e contornos bem definidos.

Tempo em milissegundos

Na tecnologia LCD, a imagem é o resultado do processo de abertura e fechamento dos milhares de pixels que compõem a tela, sob a ação de uma luz intensa.

Esse processo precisa ser feito de forma extremamente rápida para garantir imagens de boa qualidade. Isso ajuda a reduzir o efeito "fantasma" —que ocorre quando uma imagem se move e deixa um rastro, problema comum nos primeiros modelos de monitores de LCD. Para medir o tempo de resposta dos monitores, usa-se a medida de milissegundos (ms).

Neste item, o monitor Samsung SyncMaster 2232BW leva vantagem em relação aos outros dois do teste. Ele tem tempo de resposta de 2 ms, enquanto o AOC 212va e o LG Flatron Wide M228WA têm 5 ms, o padrão do mercado.

Brilho e contraste

A taxa de brilho de um monitor de LCD indica a quantidade de luz que ele pode produzir. O brilho é medido em "nits" ou "candelas". O "nit" é uma unidade de medida de luminosidade e equivale a uma "candela" por m2 . A candela é a unidade de medida básica para a intensidade luminosa e é identificada pelo símbolo "cd".

Normalmente os monitores têm taxas que vão de 250 a 350 cd/m2. Para se assistir a um filme com boa qualidade de imagem é recomendado que o monitor tenha pelo menos 500 cd/m2. Todos os modelos avaliados vêm com taxa de brilho de 300 cd/m2.

Para testar a taxa de brilho, o UOL Tecnologia utilizou um mesmo filme nos três monitores. Em todos, a luminosidade ficou prejudicada em comparação à de uma televisão. Neste sentido, a definição de sombras e as tonalidades em preto foram superiores nos monitores LG e Samsung.

Isso ocorreu por causa da taxa de contraste dos monitores, que indica os níveis de graduação de uma imagem, indo do branco puro até o preto total. Esta relação é feita como uma proporção. Quanto maior for a taxa de contraste, melhor o aparelho irá exibir graduações de cores. As taxas mais básicas são de 450:1 a 600:1.

Dentre os monitores testados, o Samsung SyncMaster 2232BW tem a taxa de contraste mais alta, 1000:1. Ele pode gerar, por exemplo, mil graduações de cinza entre o preto e o branco. Já o AOC 212va possui taxa de 700:1. A LG não informa a taxa estática de contraste de seu monitor.

Conexões dos monitores

Todos os três monitores avaliados pelo UOL Tecnologia têm duas entradas para o sinal do computador: analógica (RGB) e digital (DVI-D). Se o seu PC for equipado com uma placa de vídeo que possua saída DVI-D, você poderá usufruir muito mais qualidade de imagem.

O LG Flatron Wide M228WA merece destaque em relação ao outros monitores testados. Ele vem com entradas de Vídeo-componente e Vídeo-composto, além de entradas de áudio estéreo. Isso permite receber a conexão de outros aparelhos como reprodutores de DVD, videocassete ou até de aparelhos de Blu-Ray e HD-DVD.

Testamos este item com um DVD convencional e cabos de vídeo componente. A imagem ficou bem melhor que a reproduzida pelo computador e chegou perto da de uma televisão. Mas legendas e letreiros ficavam com fantasmas e pouca definição.

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