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06/03/2008 - 07h01

Placas 3D: instalação simples e habilitação da interface "tridimensional" Aero

MARCELO AYRES | Para o UOL Tecnologia
As placas de vídeo com aceleração 3D testadas pelo UOL Tecnologia mdash;os modelos HIS HD 2600 Pro IceQ, MSI NX8400GS, Power Color HD 2400 Pro, XFX 8500GT e Zogis 8500GT— além de melhorar o desempenho do sistema operacional, permitem que você jogue os games mais modernos e trabalhe com maior agilidade na edição de vídeo.

No teste, as cinco placas foram utilizadas em um PC da marca CCE, cedido para a reportagem, equipado com processador Intel Core Quad de 2.4 GHz, 2 GB de memória RAM e Windows Vista Home Premium.

A instalação das placas testadas foi simples. Para que você mesmo a faça, tem de observar se o computador possui slots PCI Express.

Mais rápido e com melhores recursos, o PCI Express tem feito com que cada vez menos fabricantes produzam modelos para barramentos AGP e PCI padrão. As placas testadas são todas para o PCI Express x16.

Instalação simples

Nenhum grande problema ou dificuldade foi observado durante a instalação. Uma ressalva pode ser feita, no entanto, à HIS IceQ: ela possui um cooler muito grande, que acaba encostando-se às outras placas do computador —melhor checar antes como está o espaço interno do seu gabinete.

Outro porém fica a cargo da XFX 8500GT. Ela foi a única placa avaliada que não trouxe o driver para o Vista em seu CD de instalação. O driver precisou ser baixado do site do fabricante e tinha 57MB. A instalação do driver XP, que veio no CD de instalação, deixou o equipamento travando. Com a instalação do driver apropriado o problema cessou.

Interface Aero habilitada

Placas instaladas, foi possível utilizar a Aero em todos os aplicativos do Microsoft Office e em programas como Adobe CS e Ulead Video Studio. Estes dois últimos, usados para conferir a performance das placas com relação a fotos e vídeos.

É importante lembrar que, para utilizar o Windows Aero, a placa de vídeo precisa ser compatível com o Direct X9 e ter as seguintes quantidades de memória: 128 MB de RAM (para um único monitor com resolução de até 1600 × 1200) e 256 MB de RAM (para um único monitor com uma resolução de até 2560 × 1600).

Além disso, a Aero requisita que a placa trabalhe com a tecnologia Pixel Shader 2.0 no próprio hardware e possua capacidade de cor de 32 bits por pixel. Todas as placas testadas possuem estes requisitos.

Pixel Shader

O Pixel Shader é um recurso que executa individualmente rotinas programáveis para cada pixel. As imagens são modeladas pelo sistema por meio da CPU e GPU (placa de vídeo). Depois disto, outro recurso chamado Vertex Shader ajusta os polígonos para definir mais as formas.

O Pixel Shader entra em ação analisando materiais dos objetos modelados e condições de iluminação. Assim, são dados os toques finais aos objetos, realçando cores, adicionando reflexos e diferenciando texturas para criar superfícies muito mais realistas.
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