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04/04/2008 - 07h01

Clipes que afixam miniplayers mantêm o som em alta durante exercícios

IBERÊ THENÓRIO | Para o UOL Tecnologia
Alguns dos maiores consumidores de players digitais são pessoas que gostam de se exercitar. A música estimula os músculos e distrai quem quer manter o corpo em dia ou perder "aqueles quilinhos extras". Tente imaginar alguém correndo e, automaticamente, seu cérebro desenhará um player atado ao braço do esportista.

Mas as faixas elásticas que prendem eletrônicos ao corpo já caíram de moda. Além de incomodarem, fazem com que o cabo dos fones de ouvido se mova muito, diminuindo sua durabilidade. Para se fixarem, os players ultraportáteis modernos agora trazem clipes, que podem ser presos à cintura.

Dos sete modelos avaliados pelo UOL Tecnologia, três (iPod Shuffle, Sandisk Sansa Clip e Zimo T40) já possuem em sua estrutura um clipe embutido, parecendo um prendedor de roupas; e os players Creative Muvo TX FM e Samsung YP-U3 também vêm com acessórios que funcionam como pregadores.

Apenas o Sony Walkman NWD-B105F e o Philips GoGear SA2115/55 têm de ser levados no bolso, pois não possuem acessório para afixação.

Bateria interna X pilhas AAA

Conforme os players vão diminuindo, as pilhas são deixadas para trás e substituídas por baterias internas. Elas são menores, mais leves e têm boa durabilidade. De acordo com os fabricantes, os players Samsung e SanDisk agüentam tocar 15 horas sem parar, enquanto o iPod Shuffle e Sony Walkman seguram 12 horas de som ininterruptas, e o Zimo T40 está preparado para ficar ligado durante oito horas.

Dos gadgets testados, apenas Creative e Philips ainda utilizam pilhas AAA. Os fabricantes afirmam que os aparelhos conseguem tocar por 18 e 10 horas, respectivamente —mas isso depende da capacidade e qualidade das pilhas utilizadas.

As baterias internas, entretanto, trouxeram alguns problemas. O pior é o fato de serem fixas, não podendo ser trocadas como em uma câmera fotográfica digital. Se a bateria ficar fraca e precisar ser substituída, será necessário visitar um representante autorizado e torcer para que a loja tenha o produto em estoque.

Outra desvantagem é o carregamento das baterias, que só poder ser feito via USB, e demora de duas a quatro horas. Em uma longa viagem de ônibus ou em um acampamento, por exemplo, não será muito fácil encontrar conexão para carregar o gadget. Alguns players têm acessórios para serem carregados na tomada, mas eles não vêm com o produto.
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