Não há grande diversidade de caixas de som portáteis com suporte a Bluetooth no mercado brasileiro. Isso porque empresas como Philips, Logitech, Samsung, LG, Sony e Altek, embora fabriquem o tipo de equipamento, não têm uma estratégia para o mercado brasileiro.
A reportagem do
UOL Tecnologia entrou em contato com as empresas citadas acima e a maior parte delas informou que, embora as matrizes produzam caixas de som fora do Brasil, não têm em vista os consumidores brasileiros.
A assessoria de imprensa da LG, por exemplo, informou que as caixas acústicas Bluetooth da empresa, se importadas, nem mesmo seriam identificadas com a marca da companhia quando desembarcassem no país.
Um dos motivos porque os grandes fabricantes não investem na distribuição do equipamento no Brasil é por não acreditarem ser financeiramente vantajoso.
Eles crêem no Bluetooth no BrasilAs exceções - Nokia e DiVoom - têm boas explicações para suas presenças no país.
A empresa finlandesa oferece a caixa como um acessório agregado à sua linha de celulares musicais, em especial a XpressMusic.
Já os importadores da DiVoom acreditam se tratar de um mercado em crescimento. "Colocamos a Bluetone 3 no mercado em junho; ainda não sabemos quais resultados ela trará", diz Victor Lo, importador oficial do produto. "Mas, pelo fato de haver pouca concorrência, acreditamos que valerá a pena".