Computador com vírus checava falhas em avião da Spanair; acidente matou 154 pessoas

Da Redação

O computador central Spanair, responsável por anotar as falhas registradas em aviões da companhia aérea, estava infectado por vírus na época do acidente do vôo JK 5022, quando um avião explodiu durante a decolagem no Aeroporto de Barajas (Espanha) matou 154 ocupantes. As informações foram publicadas pelo jornal “El País” nesta sexta (20), data em que o acidente completa dois anos.

Um relatório interno da companhia, datado do mesmo dia do acidente, indica que o sistema estava contaminado com cavalos de troia. Esse tipo de programa pode ocasionar danos e facilitar a invasão do sistema por hackers.

Várias falhas foram detectadas na véspera e no dia do acidente com o avião da Spanair no Aeroporto de Barajas. Cabia aos mecânicos que detectaram os problemas comunicá-los à Spanair em Palma. Ao acessar o sistema para registrar os incidentes, eles se deram conta que o ele estava inutilizável devido à infecção pelos cavalos de troia.

Além dos cavalos de troia, a Spanair demorou cerca de 24 horas para registrar em seu computador as falhas de seus aviões, conforme admitiram mecânicos da companhia aérea à Justiça do país.

A Associação de Vítimas do Acidente entrou com um pedido junto à Justiça espanhola para obter todos os dados registrados no computador anteriores e posteriores ao dia acidente.

Investigação completa dois anos

O relatório sobre o acidente de 2008 tem cerca de 12 mil páginas. Até o momento, dois técnicos da Spanair foram responsabilizados. O juiz da ação espera que peritos elaborem um informativo sobre as causas do acidente.

Uma primeira análise da Comissão de Investigação de Acidentes e Incidentes de Aviação Civil (CIAIAC) revelou como causa do acidente o fato dos pilotos terem se esquecido de ativar na decolagem flaps e slaps (peças que ficam junto às asas do avião e o ajudam a subir). A aeronave possui um alarme que alerta os pilotos caso esqueçam de ativá-los, mas neste dia ele não funcionou.

O juiz investiga se há relação entre este fato e os outros problemas que se verificaram na aeronave.

  • EFE

    A aeronave da Spanair saiu da pista no aeroporto de Barajas depois de fazer um pouso de emergência logo após a decolagem. O piloto tentava voar novamente quando o acidente ocorreu

 

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos