UOL Notícias Tecnologia

04/02/2010 - 07h00 / Atualizada 04/02/2010 - 07h00

Entenda o funcionamento de cada componente do hardware nos games

BRUNO ROBERTI | Do UOL Tecnologia
  • Duas placas de vídeo trabalham juntas para melhorar o desempenho dos jogos

O UOL Tecnologia ouviu alguns especialistas e aficionados por games, que montaram suas próprias máquinas e explicam sobre o funcionamento de cada componente do computador.

Placa-mãe
Para montar um computador para jogos, o primeiro passo é observar a placa-mãe. Slots PCI-Express, tecnologia usada nas placas de vídeo mais recentes, memória DDR3 e soquete para os novos processadores da Intel e AMD, com mais de dois núcleos, são as principais características para rodar os games.

Placa de vídeo
A placa de vídeo é um dos componentes mais importantes para garantir total aproveitamento gráfico dos jogos. Uma dica dada por Jean Rith, administrador do fórum de games Nvmania, é não analisar somente a memória da placa. O ideal é verificar a configuração como um todo, para saber se é possível, por exemplo, unir os modelos para melhorar o desempenho.  

Processador e memória

Não adianta ter uma placa de vídeo potente se o processador ou a memória RAM do PC não acompanhar o desempenho, causando os famosos “gargalos” em jogos. Os últimos modelos de processador disponíveis no mercado são os com quatro ou mais núcleos. Já a memória, o mínimo exigido são 2GB. Além da potência, é preciso olhar a frequência que, quanto maior, melhor.

Fonte

Para fornecer energia, a fonte precisa ter potência elevada. Cadu Pedroni, do site Universe Games salienta a importância de ter uma fonte que trabalhe acima dos watts indicados pelo fabricante. Além disso é preciso ter uma sobra de pelo menos 100W. 

Gabinete
Por fim, para organizar todo o hardware, o gabinete deve ser grande e arejado, o que facilita o fluxo de ar. Além disso, para ajudar na refrigeração, os coolers trabalham com água ou outros gases. Alguns usuários gostam de incrementar o PC com leds, recortes no acrílico e cores, na arte conhecida como casemod. 

Disco rígido
No caso dos games, o HD tem pouco peso. O mínimo exigido são 250GB, mas já existem modelos acima de 2TB de capacidade, o que encarece a máquina.

Componentes externos

Os fãs de games também se preocupam com a parte externa do computador. Para dar mais realismo aos jogos, monitores de 120hz são específicos para a tecnologia 3D Vision, criada pela Nvidia. Com uma placa de vídeo compatível e óculos 3D, você pode experimentar uma nova forma de profundidade nos games. Algo para se analisar no monitor é a taxa de contraste e brilho, além de conexões como entrada HDMI e portas USB.

Já o mouse e o teclado também influenciam na jogabilidade. Alguns preferem equipamentos específicos, como os mouses que conferem maior precisão nos movimentos e, consequentemente, maior agilidade e estabilidade. Já o mousepad pode ser, por exemplo, maior e que sugue o suor das mãos do jogador. Por fim, o teclado para gamers tem as teclas mais usadas em destaque.

No som, alguns usuários preferem fones de ouvido, pois já possuem microfone para facilitar na comunicação com parceiros ou rivais durante o jogo. Além disso, permitem escutar apenas o som do game e ainda não atrapalham os vizinhos. Porém, existem soluções que combinam placas de som e caixas acústicas no sistema 5.1 ou 7.1.

Por fim, filtros de linha ou nobreaks também são importantes para manterem o computador funcionando, já que as fontes atuais possuem mais proteções que um estabilizador. E se a luz acabar, o usuário não perde os pontos conquistados nos jogos.
 

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host