UOL Notícias Tecnologia

27/04/2010 - 11h55 / Atualizada 28/04/2010 - 14h43

UOL completa 14 anos e inaugura o mais moderno data center do país

Da Redação

O UOL comemora seus 14 anos de existência nesta quarta-feira (28) com a inauguração do mais moderno data center do país. Com oito pavimentos, 6.367 m2 de área construída e capacidade para mais de 30 mil servidores, o espaço incorpora os mais modernos conceitos de tecnologia da informação e confirma o espírito vanguardista que norteia o portal desde 1996.

ÁLBUM DE FOTOS
Rodrigo Paiva/UOL
Clique para ampliar a foto

O UOL é, segundo dados do Ibope Nielsen, o portal brasileiro líder em audiência, com público superior a 27,8 milhões de visitantes únicos e mais de 4,326 bilhões de páginas vistas por mês (painel "Home & Work", março de 2010). Isto significa que a cada 10 pessoas que usam a internet no Brasil, ao menos 7 entram no UOL. São 42 estações temáticas e mais de 1.000 canais de notícias, informação, entretenimento e serviços, disponibilizando o mais extenso e diversificado conteúdo em língua portuguesa do mundo. Hoje, mais de 83% do seu público já navega em banda larga. A faixa horária de maior audiência se estende das 8h às 21h.

A página mais lida da internet brasileira é a home page do UOL, que apenas em março recebeu mais de 14,5 milhões de visitantes únicos, segundo o Ibope Nielsen. Como o instituto mede apenas o acesso domiciliar e de locais de trabalho, o acesso à internet de locais públicos, como instituições de ensino, lan houses e cybercafés, não está incluído nesse número.

O papel de inovação fez com que o UOL desenvolvesse novos canais de distribuição. Foi pioneiro na transmissão de vídeos ao vivo e on demand pela internet – a TV UOL foi lançada em 1997 –, e abraçou desde logo a distribuição de notícias e serviços via aparelhos móveis, como celular, smartphones e iPhone, além de redes sociais como o Twitter e o Facebook. O iPad, recém-lançado pela Apple nos Estados Unidos, já começou a aparecer entre os aparelhos que acessam o UOL regularmente.

As ferramentas de interação do UOL ajudaram a ampliar a penetração do meio nas diversas camadas da sociedade. O Bate-papo UOL, por exemplo, entrou em atividade em 1996 e hoje recebe em suas milhares de salas um média de 700 mil pessoas todos os dias, segundo dados internos.


A experiência do internauta sempre foi foco de cuidadosa atenção do UOL, o que se refletiu no lançamento pioneiro de recursos para garantir seu conforto. Entre eles, UOL Antispam, UOL Anti Pop-up, UOL Anti Fraude, Acelerador de E-mail, Controle de Pais e ferramentas de interação como UOL Blog, UOL Fotoblog e UOL Mais. Na área de entretenimento, um dos produtos favoritos do público é a Rádio UOL, com seus lançamentos em parceria com os artistas e as gravadoras, um acervo de centenas de milhares de músicas, dezenas de canais e programas exclusivos.

O UOL acompanhou a evolução da Internet e o aumento no grau de exigência de seus usuários. O crescimento do comércio eletrônico, por exemplo, fomentou o nascimento de ferramentas como Shopping UOL (comparador de preços), PagSeguro (gateway de pagamentos) e TodaOferta (site de compra/venda), entre outros. A criação do UOL Host, unidade de serviços de cloud computing e data center, levou a empresas de todos os portes a oportunidade de incluir a internet em suas estratégias de negócios de uma forma prática e acessível.

“A história do UOL é muito rica. É um orgulho e um estímulo para toda a empresa conseguir identificar a contribuição do UOL na evolução da internet brasileira, através de conteúdos e plataformas tecnológicas nacionais”, destaca Marcelo Epstejn, diretor geral do UOL. “Sabemos que nosso desafio é constante, uma vez que o mercado ainda apresenta um grande potencial de desenvolvimento e expansão. Continuaremos colocando qualidade e inovação a serviço do internauta, para que continue tendo a melhor experiência possível”.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host