UOL Notícias Tecnologia

11/05/2010 - 16h44 / Atualizada 12/05/2010 - 21h14

Anatel, CGI.Br e Inmetro analisam qualidade da banda larga fixa no Brasil

Da Redação

A Anatel, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e o Comitê Gestor da Internet (CGI.Br) iniciaram um projeto conjunto para analisar a qualidade do acesso à internet em banda larga fixa no Brasil. O objetivo do estudo segundo as entidades é obter informações sobre parâmetros técnicos importantes das redes das prestadoras para melhorar a qualidade do serviço aos usuários.

Os testes de medição da qualidade já foram iniciados no mês de março. Participam da pesquisa 160 consumidores residenciais voluntários das cidades de Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Salvador e Brasília.

Serviços da Telefônica, Oi, GVT e NET foram selecionados para os testes. Após a análise e discussão dos resultados, será elaborado e divulgado relatório técnico consolidado no final de 2010.

As três instituições explicam que uniram esforços para avaliar a banda larga brasileira pela "sinergia de competências e a complementaridade das atribuições legais". A Anatel regula os serviços de telecomunicações, que proporcionam o acesso à Internet em banda larga; o Inmetro possui conhecimento sobre estatística e metrologia; já o CGI.Br detém expertise em relação à internet e inclusive disponibiliza em seu endereço eletrônico uma ferramenta, chamada Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha (Simet) para medições de qualidade do acesso da última milha.

A coordenação do projeto é rotativa, com período anual, a ser iniciada pelo Inmetro, seguida pelo CGI.Br e, posteriormente, pela Anatel. No âmbito da Agência, o projeto é conduzido pela Gerência-Geral de Serviços Privados de Telecomunicações (PVST) da Superintendência de Serviços Privados.

Método

As medições são realizadas por meio de equipamentos instalados na residência dos assinantes participantes da amostragem e conectados de forma exclusiva à prestadora a ser avaliada, a fim de que os dados obtidos tenham máxima confiabilidade.

Vários critérios de avaliação foram contemplados na pesquisa, como disponibilidade, velocidade média, velocidade instantânea, latência, número de tentativas para estabelecer a conexão, tempo de instalação, tempo de cancelamento do serviço, entre outros.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host