UOL Notícias Tecnologia

27/05/2010 - 07h59 / Atualizada 27/05/2010 - 08h13

Veja sete dicas para evitar a exposição de informações pessoais nas redes sociais

ANA IKEDA E GUILHERME TAGIAROLI | Do UOL Tecnologia

Você achava que avisar seus amigos pelo Twitter que estava saindo para encontrá-los no "Bar X" à 0h era uma informação como outra qualquer? Ou dizer no Orkut que estava saindo de férias e só voltaria dali a um mês não tinha nada de mal? São informações como essas que dão a dica para criminosos entrarem em ação.

O UOL Tecnologia listou abaixo os principais cuidados que devem ser tomados antes de compartilhar informações em redes sociais, dadas por quatro especialistas na área de crimes digitais: Helen Sardenberg, da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI-RJ ); José Mariano de Araújo Filho, da Unidade de Inteligência Policial do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic), Renato Opice Blum, especialista em Direito Eletrônico, e Rodrigo Nejm, diretor de prevenção e atendimento da Safernet, ONG que defende os direitos humanos na internet.

Tenha sempre bom senso e cautela ao compartilhar informações em redes sociais. Nunca adicione à sua lista de contatos pessoas desconhecidas.

Evite ao máximo postar fotos e vídeos de caráter mais íntimo.

Nunca compartilhe posts que possam identificar seu endereço ou demonstre situações de riqueza.

Lembre-se de que, além de compartilhar informações com seus amigos diretos, há pessoas nas listas deles que verão seus posts, dependendo das configurações de privacidade que você adotar.

Antes de postar qualquer material, pense sempre no seu perfil como se ele fosse totalmente aberto aos outros internautas. Configurações de segurança podem falhar e acabar expondo dados que você não pretendia disponibilizar.

Fique atento: informações nas redes sociais são, em alguns casos, indexadas a ferramentas de busca online e facilmente rastreadas por terceiros.

Sempre revise suas configurações de privacidade (veja como fazer isso no Orkut e no Facebook).
 

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host