UOL Notícias Tecnologia

01/07/2010 - 18h28 / Atualizada 01/07/2010 - 18h54

Google lançou Nexus One para puxar mercado de hardware para celulares, diz Eric Schmidt

Da Redação

O diretor executivo do Google, Eric Schmidt, disse que a empresa só lançou o smartphone Nexus One, feito em parceria com a HTC, para puxar o mercado de hardware de telefonia móvel. Schmidt também comentou que a empresa não pretende lançar outro aparelho, pois o celular fez muito sucesso e atingiu aos objetivos da empresa. As informações são do jornal britânico “The Telegraph”.

“A ideia há um ano e meio era fazer com que Nexus One impulsionasse o mercado de hardware para a plataforma móvel. E, claramente, nós conseguimos. Fez tanto sucesso, que nós não queremos lançar um segundo aparelho”, disse Schmidt em entrevista a Shane Richmond, editor de tecnologia da publicação.

Um dos principais atrativos do Nexus One, lançado no começo do ano, é o processador Qualcomm Snapdragon com velocidade de processamento de até 1 GHz. Esse processador tem capacidade de processamento parecida com a de computadores portáteis comercializados há três ou quatro anos, disse Andy Rubin, vice-presidente de engenharia do Google, na ocasião.

O anúncio de Eric Schmidt chega ao mercado um dia após a Microsoft ter decretado o fim do celular Kin. No entanto, o motivo pelo qual a Microsoft “matou” o aparelho – voltado para o público jovem – foi o baixo retorno em vendas no mercado americano.

Além disso, a Microsoft pretende focar no lançamento do sistema móvel Windows Phone 7.

Google x Apple
“Nós não temos planos de bater de frente com a Apple”, disse. “Nós estamos tentando fazer algo diferente da Apple e a boa notícia é que a empresa de Steve Jobs tem facilitado”.

Em seguida, Eric explicou que a principal diferença entre Apple e Google é o modelo de negócios. “O modelo do Google é completamente aberto. Você pode ter acesso ao software – que é gratuito – e modificá-lo da forma que quiser. Já o modelo da Apple é o inverso”.

Apesar de o Google atuar em várias áreas e, muitas vezes, ser considerado “um polvo tecnológico”, que usa seus tentáculos em vários ramos da tecnologia, o diretor executivo esclareceu que o objetivo da empresa é “tentar organizar a informação do mundo em qualquer dispositivo e de qualquer outra maneira que nós descobrirmos como fazê-lo”.

Eric ainda sugeriu que nos próximos três ou cinco anos, a maioria das informações dos usuários estará na nuvem, ou seja, boa parte dos dados dos internautas estarão na internet.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host