UOL Notícias Tecnologia

11/10/2010 - 11h38 / Atualizada 13/10/2010 - 16h35

Para concorrer com Google e Apple, Microsoft mostra aparelhos com Windows Phone 7

Da Redação

Jessica Rinaldi/Reuters

Steve Ballmer, diretor-executivo da Microsoft, mostra aparelhos que virão com Windows Phone 7

O Windows Phone 7 foi apresentando no dia 15 de fevereiro durante a World Mobile Congress, em Barcelona. Porém, a Microsoft decidiu disponibilizar o sistema operacional para celulares apenas nesta segunda-feira (11), em coletiva de imprensa realizada em Nova York, Estados Unidos. As primeiras marcas a comercializar aparelhos com a plataforma serão Samsung, Dell, HTC e LG. Ao todo serão 9 aparelhos disponíveis em novembro no mercado americano. Atualmente, BlackBerry OS, da RIM, o iOS, da Apple, e o Android, do Google, dominam o mercado de smartphones.

“Nós focamos no que as pessoas realmente querem usar em um telefone”, disse Steve Ballmer, diretor-executivo da Microsoft, logo no início da apresentação. Ele comentou ainda que os aparelhos serão comercializados por mais de 60 operadoras de telefonia (como Orange, Telefônica, Vodafone e AT&T) em mais de 30 países.

Nos Estados Unidos, os primeiros aparelhos com o Windows Phone 7 chegarão às lojas no dia 8 de novembro, comercializados pela operadora AT&T. Os smartphones serão o LG Quantum (celular slide com teclado QWERTY), o HTC Surround e o Samsung Focus, todos com tela sensível ao toque e com preço de US$ 199,99.

Como os smartphones das empresas concorrentes, os celulares com Windows Phone 7 têm acesso à internet móvel (3G e wi-fi) e GPS embutido.

Detalhes do Windows Phone 7
Joe Belfiore, vice-presidente corporativo da Microsoft, foi o responsável por mostrar algumas funções do sistema operacional móvel da empresa. Segundo ele, o desafio era desenvolver uma plataforma que simplifique e ajude a organizar as informações dos usuários e os aplicativos que utiliza. Para satisfazer essas necessidades, a empresa utilizou “um design inteligente [na plataforma móvel] e o Windows Phone Hubs”.

Basicamente, os hubs são “ícones” em forma de bloco que ajudam os usuários a visualizarem contatos, calendários, últimas chamadas feitas e e-mails, por exemplo. Logo na tela inicial do telefone há uma série de hubs que podem ser personalizados por meio do recurso "Drag and drop" (arrastar e soltar). A pessoa que estiver utilizando o telefone poderá colocar os aplicativos mais utilizados, acesso ao navegador de internet ou até mesmo o bloco de notas.

Outro recurso do Windows Phone 7 é a integração com a suíte de escritório Office. Durante a apresentação, por exemplo, Belfiore abriu uma apresentação do Power Point 2010 feita em um computador convencional. Outros arquivos feitos no Office poderão ser acessados normalmente -- inclusive, o celular já vem com uma versão móvel do Office. Em outros sistemas, como o Android ou iOS, o usuário que quiser abrir arquivos do Office tem que comprar um aplicativo específico.

  • Divulgação

    Com formato slide, o LG Quantum será comercializado pela operadora AT&T, nos EUA

A versão móvel do Outlook conta com um calendário parecido com a versão para PC do cliente de e-mail. Ele mostra conflitos de agenda, caso, no mesmo horário, alguém tenha convidado o proprietário do telefone para o compromisso. Outro recurso interessante é que o sistema tem um botão notificador para situação de atraso para uma reunião. Ao acioná-lo, os participantes são notificados por e-mail.

A interface de música é parecida com a do Zune HD, player da Microsoft, concorrente do iPod, que nem chegou a ser lançado no Brasil. Além de tocar arquivos de música, o sistema conta com um vasto banco de dados de capas de álbum de artistas e ainda suporta rádio FM. Será possível também ver vídeos no YouTube, usar aplicativos que permitem acompanhar a letra de música, junto com a execução do arquivo de mídia, e até ouvir música em streaming.

Outra aposta da Microsoft é no uso de celulares com Windows Phone 7 como um console de jogos. Integrado à Xbox live – espécie de rede social de jogadores dos videogames da Microsoft –, o usuário do smartphone poderá jogar com outros pela internet. Ainda são poucos títulos de jogos disponíveis para a plataforma. Durante a apresentação foram mostrados os jogos Ilo and Milo e The Sims 3 para Windows Phone 7. Os jogos e aplicativos para o sistema estarão disponíveis Windows Market Place.

Inicialmente a Microsoft não cogitava inserir a opção “Copy and Paste” (Copiar e colar) no sistema, porém, de acordo com Belfiore, a empresa mudou de posição após ouvir alguns usuários. A atualização que disponibiliza o recurso estará disponível até o final do ano.

  • Spencer Platt/GettyImages/AFP

    Usuário testa o smartphone Focus, da Samsung, que vem com o sistema Windows Phone 7

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host