UOL Notícias Tecnologia

21/01/2011 - 12h36 / Atualizada 04/04/2011 - 14h27

Campus Party não oferece internet sem fio; diretor diz que Wi-Fi está fora de cogitação

ANA IKEDA || Do UOL Tecnologia
  • Campuseiros dependem dos cabos azuis para ter conexão -- todas as redes Wi-Fi são piratas

    Campuseiros dependem dos "cabos azuis" para ter conexão -- todas as redes Wi-Fi são "piratas

É um tanto difícil de acreditar que a Campus Party não ofereça oficialmente conexão Wi-Fi, diante de uma internet banda larga “cabeada” com incríveis 10 Gbps (Gigabits por segundo): para desfrutar de internet sem fio aqui, só trazendo o seu próprio modem 3G. Segundo a organização do evento, implantar uma rede Wi-Fi oficial não está nos planos para futuras edições. Mas outras soluções sem fio podem chegar na edição de 2012.

"Alternativas"

  • Reprodução

    Uma busca num iPhone revela mais de 50 redes Wi-Fi criadas pelos próprios campuseiros

Ao contrário da internet cabeada, que consegue distribuir de forma mais uniforme a alta conexão no evento, o Wi-Fi por sua própria natureza tem um efeito de “funil”, reduzindo a velocidade. “Além disso, a tecnologia Wi-Fi não tem capacidade para suportar o tráfego de 6.800 pessoas na internet”, explica Mario Teza, diretor-geral da Campus Party.

Alguns campuseiros acabam roteando a conexão cabeada, com equipamento próprio, mas o resultado fica longe da banda “ultralarga” alcançada pelos cabos azuis. A interferência entre as frequências dos roteadores acaba derrubando ainda mais a velocidade de conexão. Mesmo com todas essas desvantagens, com uma rápida busca no iPhone, o UOL Tecnologia localizou mais de 50 redes Wi-Fi no entorno.

“Tentei usar outra frequência, mas não adiantou muito – o pessoal não sabe configurar bem as redes Wi-Fi. A velocidade fica em 2Mbps, no máximo. Acaba tendo uma perda de 60% nos pacotes de dados”, lamenta David de Campos, engenheiro de software e palestrante no evento.

Campos explica que criou a rede Wi-Fi para poder ter mobilidade para assistir às palestras, levando seu notebook. Outros dispositivos, como robôs trazidos pelo seu grupo, também usam Wi-Fi para serem controlados. O engenheiro gostaria que houvesse uma rede Wi-Fi “oficial”.

Surpresa para a CP 2012?
Apesar da tecnologia Wi-Fi estar fora dos planos do evento, a organização garante que mobilidade é uma “possibilidade” para a próxima edição do acampamento.

Neste ano, um dos patrocinadores do evento apresentou um modem ainda em teste, do tamanho de um pendrive, com a tecnologia HSPA+. Com ele, é possível alcançar até 40 Mbps (Megabits por segundo) – velocidade considerada alta mesmo quando oferecida pelos provedores de banda larga fixa.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host