UOL Notícias Tecnologia

16/02/2011 - 07h00 / Atualizada 01/04/2011 - 17h45

Curiosidade e insônia fazem de brasileira a maior editora da Wikipedia em português

GUILHERME TAGIAROLI || Do UOL Tecnologia
  • Nice tem 61 anos, é formada em comunicação visual pela Faap (em São Paulo) e não trabalha; usuária é a maior editora da Wikipedia em língua portuguesa

    Nice tem 61 anos, é formada em comunicação visual pela Faap (em São Paulo) e não trabalha; usuária é a maior editora da Wikipedia em língua portuguesa

A edição em português da Wikipedia – enciclopédia virtual colaborativa – tem mais de 670 mil artigos publicados. Entre os milhares de colaboradores voluntários da enciclopédia, uma brasileira, em específico, se destaca por ter editado sozinha 223.935 registros entre alterações e criações de itens.

Conhecida na Wikipedia pelo apelido “Nice poa”, a gaúcha de 61 anos fez questão de não se identificar, por medo de represálias de um grupo majoritário de usuários da enciclopédia virtual. Segundo ela, essas pessoas, algumas vezes, afastam os colaboradores antigos -- diversas decisões, como por exemplo, o de exclusão de certos artigos passam pela votação de todos os usuários. Esse '"grupo" acaba se destacando por ser grande e muito ativo na edição de artigos.

Quase como uma terapia, Nice alcançou essa marca de mais de 200 mil edições, basicamente, por ter insônia – passa diversas madrugadas fazendo ou arrumando artigos – ou por curiosidade. Tudo começou ao tentar ajudar o filho em um trabalho para a faculdade. Na ocasião, notou que vários resultados iam para a Wikipedia. “Fui olhar [o site], achei interessante, fiz a primeira edição [registrada] e, assim, foi indo”, disse. Qualquer usuário com acesso à internet pode criar ou editar artigos na Wikipedia (confira quadro explicativo).

Apesar de ser uma publicadora ávida na Wikipedia, Nice permanece praticamente no anonimato. Poucas pessoas sabem que ela faz esse tipo de trabalho: apenas alguns familiares e amigos. Mesmo assim, “eles não gostam que eu edite, pois acham que eu estou perdendo tempo e não ganho nada com isso.”.

Em entrevista por e-mail ao UOL Tecnologia, a colaboradora da Wikipedia Nice conta o que a motivou a iniciar a edição dos artigos, sobre gente que usa mal a Wikipedia e de como é realizar um trabalho acessado por todos e com pouco reconhecimento. Confira abaixo os principais trechos:

UOL Tecnologia - Desde quando você edita artigos na Wikipedia?

Nice - Como registrada, edito na Wikipedia desde abril de 2006, mas antes editei algumas vezes como IP [sem cadastro formal. O IP – endereço que permite o acesso à internet – da pessoa fica registrado].

UOL Tecnologia - Como faz para se tornar um editor da Wikipedia?

Nice - Qualquer pessoa pode editar na wiki (e foi assim que comecei). Os wikipedistas mais antigos e os administradores estão sempre conferindo as edições de IPs e de novos usuários para verificar se não estão cometendo vandalismo ou fazendo autopromoção. Mas como há muitos colaboradores novos a cada dia que passa, nem sempre é possível ver tudo. E muita coisa indevida permanece meses, e até anos, até que por acaso alguém percebe, reverte a edição, ou a elimina.

UOL Tecnologia - O que a motivou a começar a editar na Wikipedia?

Nice - O que me motivou foi a curiosidade. Um dia estava ajudando meu filho a fazer o trabalho de conclusão da faculdade, pesquisando na internet. E o que mais aparecia eram artigos da Wikipedia. Fui olhar, achei interessante, fiz a primeira edição, e assim foi indo.

UOL Tecnologia - Dê alguns exemplos de artigos que você já criou na Wikipedia. E quais você mais gosta?

Nice - Gosto muito de cinema e criei incontáveis artigos sobre filmes e atores. Já criei centenas de artigos de filmes brasileiros e de outros países. Alguns exemplos: o da atriz Bárbara Paz (criado em 2006) e o filme “Asa Branca – Um Sonho Brasileiro”. Mas também já fiz artigos sobre gêneros cinematográficos, aquários pelo mundo, contos de fadas e biografias de artistas plásticos.

Não tenho como dizer um ou dois artigos melhores, porque escrevi muitos artigos, e nem lembro mais quais eu acho os melhores. A página que contém a lista com os artigos criados por mim nem abre até o fim.

Se eu vir algo errado, como faço para editar um artigo?

Na parte superior de todo o artigo da enciclopédia virtual há três links: Ler (que mostra o artigo na íntegra), Editar (para que o usuário possa editar o conteúdo) e Ver Histórico (em que são mostradas todas as alterações feitas desde a criação do artigo).

Usuários sem cadastro podem editar livremente, porém, o IP – endereço que conecta as pessoas à internet – dele ficará gravado na página.

Quem não quiser que o IP fique gravado, deve fazer um cadastro e escolher um nickname (apelido). Assim, a cada edição, aparecerá o nome do editor, em vez do endereço IP.

Para começar um artigo do zero, é necessário conhecer o funcionamento do sistema de edição Wikipedia (não funciona como um editor de textos comum). Para mais informações, o usuário deve acessar a página “Como começar uma página”.

UOL Tecnologia - Com que frequência você acessa a Wikipédia para editar? 

Nice - Acesso a Wikipédia quase todos os dias, sempre que tenho tempo livre e, especialmente, durante a madrugada, pois tenho insônia. Mas quando viajo, nem olho para o computador e muito menos para a Wikipedia.

UOL Tecnologia - As pessoas que você conhece têm ideia que você é uma das principais editoras da Wikipedia em português? O que elas acham disso?

Nice - Não são muitas as pessoas que sabem que eu edito na Wiki, além do marido, filhos e alguns amigos. Meu marido e meus filhos não gostam que eu edite, pois acham que eu estou perdendo tempo e não ganho nada com isso.

UOL Tecnologia - Você já foi reconhecida alguma vez ou o fato de você utilizar um nickname (apelido) faz com que você passe despercebida?

Nice - Acho que nunca fui reconhecida por ninguém, apesar de que meu nickname é o meu apelido mesmo na vida real. E eu também não fico falando muito sobre isso.

UOL Tecnologia - Como é prestar um serviço para todas as pessoas que falam português no mundo e ser quase anônima?

Nice - Nem sei se este serviço merece reconhecimento. Na verdade, não espero reconhecimento de ninguém. Ou talvez, esperasse reconhecimento pela dedicação apenas de meus companheiros da wiki. Mas o ambiente da wiki é bastante competitivo, às vezes beira o bullying por parte de alguns colaboradores.

O fato é que há um grupo de usuários que mudou as regras na Wikipedia e, por serem muitos, conseguiram afastar vários colaboradores antigos – alguns até que começaram antes de mim. Quando o assédio desse tipo de usuário aumenta, eu me afasto e volto após um tempo.

UOL Tecnologia - Existem muitas pessoas que usam a Wikipedia para fazer propaganda?

Nice - Tem gente que edita na Wiki desinteressadamente e há outras pessoas que usam por interesse pessoal (para colocar o currículo) ou corporativo (para promover a empresa em que trabalha ou presta serviço).

Muitos acabam entendendo qual é a função da Wiki e se tornando colaboradores dedicados. Políticos (ou alguém a mando deles) também editam muito, escrevendo suas biografias e dando destaque aos seus feitos --especialmente quando as eleições estão próximas. 

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host