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02/03/2011 - 15h37 / Atualizada 12/04/2016 - 13h04

Preços da nova geração do iPad vão de US$ 499 a US$ 829 nos EUA

Do UOL Tecnologia

Steve Jobs, diretor-executivo da Apple, interrompeu nesta quarta-feira (2) sua licença médica para apresentar em San Francisco a segunda geração do iPad. A novidade será lançada nos Estados Unidos no dia 11 de março com mesmo preço de lançamento da versão anterior: de US$ 499 a US$ 829 (64 GB). No dia 25 de março, outros 26 países receberão a novidade, incluindo Austrália, Áustria, Bélgica, Reino Unido, Itália, França, México, Alemanha e Finlândia. Não há informações sobre data de lançamento no Brasil.

O novo iPad será vendido da mesma forma que a versão anterior, com base nos tipos de conexão sem fio e capacidade de armazenamento. Os modelos apenas com Wi-Fi serão vendidos por US$ 499 (16 GB), US$ 599 (32 GB) e US$ 699 (64 GB). Já as versões do tablet com  Wi-Fi e 3G custarão US$ 629 (16 GB), US$ 729 (32 GB) e US$ 829 (64 GB). Os valores são os mesmos cobrados no lançamento da primeira geração do tablet.

Características
O novo portátil tem processador A5 de dois núcleos (mais rápido que o modelo anterior), câmeras frontal (VGA) e traseira (para vídeos em alta definição) e é 33% mais fino do que seu antecessor (8,8 mm contra 13,4 mm). "O novo iPad é mais fino que seu iPhone 4", disse o executivo, que havia se afastado do dia a dia da empresa em meados de janeiro para cuidar da saúde.

O iPad 2 também tem 590 gramas, contra 680 gramas do modelo “antigo” e oferece giroscópio (tecnologia que cria uma sensação melhor de movimento que o acelerômetro). Pelo fato de oferecer câmeras, o dispositivo também conta com a tecnologia de videoconferência FaceTime.

Ele também transmitirá vídeo para outros equipamentos com resolução Full HD (1080p). Para ter acesso a vídeos de alta definição, o usuário deverá desembolsar cerca de US$ 40 para comprar um acessório que faz a conversão da saída padrão da Apple para HDMI. Sua bateria, promete o fabricante, dura até dez horas se o usuário assistir a vídeos, navegar na web ou ouvir músicas.

  • Divulgação

    iPad 2 é mais fino do que seu antecessor: ele tem 8,8 mm

 

Números

O iBooks, aplicativo da Apple para leitura e compra de livros, já teve mais de 100 mil downloads de publicações em menos de um ano.  Já há mais de 17 mil livros. Outro marco atingido pela Apple é o fato de ter pago mais de US$ 2 bilhões a desenvolvedores.

Quanto à linha de smartphones da empresa, o diretor-executivo da Apple foi irônico a comentar sobre os esforços da concorrência. “Várias pessoas tentaram copiar ele [o iPhone]”, disse, ao anunciar que já foram vendidos mais de 100 milhões de iPhones no mundo.

Ao comparar a quantidade aplicativos para o o iPad com o número de programas na Android Market (loja de aplicativos do sistema para smartphones do Google), Jobs fez questão de mostrar a superioridade da loja da Apple. Enquanto o Honeycomb tem 100 aplicativos adaptados para tablets, há 65 mil para iPad.

Guerra de tablets
Com a apresentação e início da vendas do iPad no ano passado, a concorrência começou a fabricar aparelhos que estivessem à altura do tablet da Apple. O mercado de tablets está tão aquecido que, segundo a empresa de pesquisa PRTM, no fim de 2010 havia cerca de 30 modelos disponíveis no mercado. Atualmente, há 102 tablets de 64 fabricantes que estão disponíveis para a venda ou em desenvolvimento para lançamento.

Um dos ‘pontos de partida’ para o crescimento do número de tablets nesse início de ano foi o lançamento de vários modelos na CES 2011 (feira de tecnologia realizada nos Estados Unidos) e no Mobile World Congress (evento de empresas de tecnologia móvel realizado na Espanha).

Na feira dos Estados Unidos, marcas como Motorola e Sharp apresentaram modelos com o sistema Android do Google. Um dos destaques foi o Xoom da Motorola, um dos primeiros tablets com tela de 10 polegadas e processador de dois núcleos.

Já no evento espanhol, Samsung, Toshiba, HTC e LG mostraram seus concorrentes . Os principais recursos dos tablets são: câmera que grava imagens em 3D (caso do LG Optimus Pad), tamanho aliado com câmeras que filmam em alta-definição (caso do Samsung GalaxyTab 10.1) e portas USB (caso do tablet da Toshiba, ainda sem nome).

Correm ainda por fora da chamada “guerra dos tablets” a RIM, fabricante da BlackBerry, com o tablet Playbook e, mais recentemente, a HP com o TouchPad, que virá com o sistema WebOS, desenvolvido pela Palm. 

No Brasil, os únicos modelos comercializados disponíveis no varejo são o Apple iPad e o Samsung GalaxyTab

  • Divulgação

    Nova geração ganhou câmeras frontal (VGA) e traseira (para vídeos em alta definição). Assim, o tablet passa a oferecer a tecnologia de videoconferência FaceTime, disponível no iPhone

* Com informações do "The Wall Street Journal"

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