UOL Notícias Tecnologia

16/03/2011 - 13h51 / Atualizada 31/03/2011 - 14h44

Internet é a maior 'máquina de espionagem' já inventada, diz fundador do Wikileaks

Da Redação
  • Em discurso no Reino Unido, Julian Assange (f) chamou a internet de máquina de espionagem

    Em discurso no Reino Unido, Julian Assange (f) chamou a internet de máquina de espionagem

Em apresentação aos alunos da universidade de Cambridge, no Reino Unido, Julian Assange, fundador do Wikileaks, alertou que a internet “foi a maior máquina de espionagem que já foi inventada”. Durante o discurso, realizado nesta terça-feira (15), Assange também comentou que a rede pode ser um obstáculo para a liberdade de expressão. As informações são da agência AFP.

O fundador do Wikileaks criticou redes sociais populares como o Facebook. Segundo ele – que já foi hacker – esses tipos de site dão mais ferramentas para que os governos consigam tomar conta da vida das pessoas. Para exemplificar, comentou um fato no Egito.

“Havia uma revolta no Cairo há três ou quatro anos. Foi muito pequena, porém, o Facebook foi utilizado para procurar os principais participantes. Eles apanharam, foram interrogados e depois encarcerados”, disse Assange.

“Enquanto a internet nos ajuda a verificar o que alguns governos fazem, ela também pode se transformar em uma grande rede de espionagem como o mundo jamais viu.” De acordo com ele, o desenvolvimento tecnológico também tem sido utilizado para servir regimes tirânicos.

“Não é a tecnologia que favorece a liberdade de expressão ou os direitos humanos”, ressaltou. “Ao contrário, a tecnologia pode ser usada para estabelecer um governo espião totalitarista, da forma como jamais vimos.”

Apesar disso, o fundador do Wikileaks acredita que o vazamento de informações feito pelo site ajudou, de alguma forma, a desencadear a onda de protestos em países árabes. Segundo ele, a liberação de documentos confidenciais dos Estados Unidos contribuiu para mudar a “dinâmica” da situação política na Tunísia – país que, após uma série de protestos, conseguiu derrubar o governo estabelecido.

Hackers assumem bandeira do WikiLeaks

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host