UOL Notícias Tecnologia

17/03/2011 - 09h58 / Atualizada 31/03/2011 - 14h41

Em 24 horas, navegador Internet Explorer 9 foi baixado 2,35 milhões de vezes

Da Redação

Lançado na madrugada de segunda (14) para terça-feira (15), o navegador Internet Explorer foi baixado (Faça o download do programa), nas primeiras 24 horas, 2,35 milhões de vezes. As informações foram divulgadas no blog oficial da Microsoft nesta quarta-feira (16).

Segundo a empresa, foram feitos mais de 27 downloads do Internet Explorer 9 por segundo, ou mais de 240 arquivos baixados a cada 9 segundos.

“Nós gostaríamos de agradecer a todos por terem baixado o IE9 e pela boa recepção [do programa]. A marca de 2,3 milhões de downloads em 24 horas é quase o dobro da marca atingida pela versão beta do navegador, e quatro vezes maior que da versão release candidate”, postou Ryan Gavin, do blog oficial da empresa.

Apesar da marca, o número de downloads atingido pelo Internet Explorer 9 foi baixo comparado à versão 3 do Mozilla Firefox. Em 2008, o navegador entrou para o Guinness Book (livro dos recordes) como o programa que teve mais downloads durante o período de 24 horas. Nesse período de tempo, o browser foi baixado 8 milhões de vezes.

Mesmo o Mozilla Firefox 3.5, teve mais downloads que o Internet Explorer 9 nas primeiras 24 horas – são 5 milhões contra 2,35 milhões.

Características do Internet Explorer 9

O usuário que baixar o Internet Explorer 9 encontrará algumas novidades em comparação à versão anterior. A primeira delas é que o navegador não funciona em máquinas com sistema operacional Windows XP, apenas em PCs que tenham o Windows Vista ou o 7.

Uma das principais características é que o IE9 permite que sites funcionem como aplicativos. Este recurso consiste em trazê-lo para a barra de ícones do Windows. Ao clicar sobre o ícone com o botão direito, ele mostrará atalhos para seções do site, caso a página tenha programação adequada. No Facebook, por exemplo, são exibidas algumas opções como acessar a área de mensagens ou o feed de notícias do perfil. Já o blog americano “Huffington Post” exibe atalhos para algumas editorias do site.

Além disso, o navegador conta com uma maior área de visualização de páginas, tem gerenciador de download, permite proteção contra rastreamento de sites e suporte à tecnologia HTML 5. Para ficar mais rápido, a Microsoft faz com que o navegador utilize o recurso de aceleração de hardware.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host