UOL Notícias Tecnologia

19/04/2011 - 11h43 / Atualizada 19/04/2011 - 11h55

Samsung vai contestar Apple sobre 'cópia descarada' do iPad e iPhone na linha Galaxy

Da Redação*

A Samsung Electronics informou nesta terça (19) que vai contestar a ação movida pela Apple, que acusa a empresa de “copiar descaradamente” produtos como o iPad e o iPhone em sua linha “Galaxy”.  As informações são da “AFP”.

"A Samsung vai responder ativamente a essa ação judicial movida contra nós, através de medidas legais para proteger nossa propriedade intelectual", declarou a empresa sul-coreana em um comunicado.

A empresa prossegue sua defesa no comunicado, alegando que tem desenvolvido com sucesso suas principais (e próprias) tecnologias e construído seu portfólio de propriedade intelectual.

Tablet no Brasil
Veja Álbum de fotos

A agência de notícias Yonhap citou declarações de funcionários da Samsung, que acusam a Apple de violar patentes de tecnologia sem fio da empresa.

"A Apple é um dos nossos principais compradores de semicondutores e displays. Entretanto, não temos escolha, senão reagir às acusações fortemente neste momento", disse um funcionário não identificado pela agência.

A Apple era, até 2010, o segundo maior cliente da Samsung depois da Sony Corp, respondendo por 4% da receita da empresa sul-coreana, que chegou a US$ 142 bilhões no ano passado.

Briga de gigantes

A Apple abriu um processo contra a Samsung Electronics numa corte na Califórnia, na última sexta (15), alegando que a linha Galaxy de celulares e tablets copia "descaradamente" o iPhone e iPad. A empresa norte-americana fez 16 queixas contra a Samsung, incluindo enriquecimento injusto, infração de marca registradas e violação de 10 patentes.

"...Samsung fez seus celulares e tablets Galaxy funcionarem e parecerem como os produtos da Apple por meio de infração desenfreada de patentes e estilo... Com essa ação, a Apple busca colocar um fim à conduta ilegal da Samsung e obter compensação pelas violações que ocorreram até agora", afirma a Apple nos documentos do processo.

A briga judicial acontece num momento em que rivais concorrem de forma agressiva nos mercados de celulares inteligentes e tablets.

Steve Jobs, o presidente-executivo da Apple, já criticou a Samsung e outros rivais em apresentações de novos produtos e debates sobre tecnologia. Analistas afirmam que a resposta da Samsung a esses ataques vem sendo modesta em parte porque a Apple foi a segunda maior cliente da empresa no ano passado, depois da Sony.

*Com informações da Reuters

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host