UOL Notícias Tecnologia

20/04/2011 - 18h34 / Atualizada 02/06/2011 - 16h26

Apple vende 4,6 milhões de iPads em três meses e fica abaixo do esperado por analistas

Da Redação

A Apple anunciou nesta quarta (20) que comercializou no seu segundo trimestre fiscal 4,6 milhões de iPads, de primeira e segunda gerações, número considerado abaixo das expectativas por analistas de mercado. As vendas foram prejudicadas pela falta de peças após o tsunami no Japão, principalmente para montagem do iPad 2, lançado em março deste ano. Os números foram anunciados na conferência trimestral da empresa para investidores e acionistas.

iPad 2 chega às lojas
Veja Álbum de fotos

A expectativa era que a Apple anunciasse vendas do seus tablets perto dos 7 milhões de unidades. No caso dos iPhones, a empresa afirmou que foram vendidas 18,6 milhões de unidades, mais que o dobro do ano passado. A venda de Macs atingiu 3,7 milhões de unidades, um crescimento de 28%.

O bom desempenho do smartphone e da linha de computadores fez com que a empresa alcançasse US$ 24 bilhões em receita no trimestre fiscal – 83% de crescimento comparado ao ano passado.

Segundo a empresa, houve queda de 17% no número de unidades vendidas de iPods em relação ao mesmo trimestre de 2010. O número ficou em 9,2 milhões de dispositivos comercializados.

Tim Cook, chefe de operações da Apple, afirmou que os problemas com o fornecimento de peças após o tsunami no Japão são acompanhados diariamente pela empresa. “É preciso avisar a todos de que a situação continua imprevisível”, disse. De acordo com o executivo, há risco de que a falta de peças afete também o próximo trimestre fiscal da empresa. Sobre a falta de iPads no mercado, Cook disse não saber se a produção será suficiente para atender a demanda pelo tablet.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host