UOL Notícias Tecnologia

10/05/2011 - 13h57 / Atualizada 02/06/2011 - 16h21

Google transforma loja de aplicativo em 'locadora de filmes' e anuncia novo Android

Da Redação*
  • Google lançou o serviço Google Music, que permite colocar músicas diretamente na web

    Google lançou o serviço Google Music, que permite colocar músicas diretamente na web

O Google apresentou nesta terça-feira (10) novidades para usuários do sistema operacional Android. Dentre elas, a atualização do sistema Honeycomb (específico para tablets) para a versão 3.1, uma nova versão do Android (a “Ice Cream Sandwich”), a estreia de um serviço de música (para concorrer com iTunes) e a possibilidade de aluguel de filmes pela Android Market. Os anúncios foram feitos durante a Google I/O, evento voltado para desenvolvedores, realizado em San Francisco, nos Estados Unidos.

Novo sistema operacional

As especulações em torno da nova versão do sistema operacional Android confirmaram-se parcialmente. O nome é mesmo “Ice Cream Sandwich”, como já haviam divulgado alguns especialistas. A diferença é que a nova versão do Android será única e abordará tanto os tablets quanto os smartphones, independentemente do tamanho da tela.

Em outras palavras o “Ice Cream Sandwich” será a união dos atuais sistemas Gingerbread (smartphones) e Honeycomb (tablets) e funcionará em qualquer dispositivo compatível. A expectativa é que o sistema passe a ser distribuído no último trimestre de 2011 nos Estados Unidos.

A decisão de unir os dois sistemas operacionais pode facilitar o trabalho dos programadores e desenvolvedores de aplicativos, que frequentemente reclamam da fragmentação do sistema operacional.

Aluguel de filmes na Android Market

Como a loja de aplicativos da Apple, o Google anunciou que a Android Market passará a oferecer o aluguel de filmes aos usuários. O usuário poderá contratar o serviço do seu tablet, do smartphone ou mesmo de um computador -- neste último caso, basta que o internauta entre na versão para PC da loja e alugue o filme que quiser.

De acordo com a empresa, estarão disponíveis diversos títulos por apenas US$ 1,99. Apenas aparelhos com a versão 2.2 ou  superior do sistema Android receberão a opção para aluguel de conteúdo.

Serviço de música

O Google também apresentou o Music Beta. O serviço será uma plataforma na nuvem de música, em que os usuários poderão ouvir suas playlists independente do tipo de aparelho (tablet, smartphone ou computador) com o qual ele acessa a internet. Além disso, músicas escutadas recentemente no programa poderão ser ouvidas offline.
 
O usuário, além de poder comprar músicas pelo Music Beta, poderá subir para o serviço sua playlist pessoal ou mesmo do iTunes, da Apple. Já é possível acessar o serviço em http://music.google.com , porém até o momento só está disponível para usuários dos Estados Unidos.
 
*Com informações do Engadget
  • Divulgação

    Fila para entrar no Google I/O 2011; evento para desenvolvedores promovido pelo Google

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host