UOL Notícias Tecnologia

10/05/2011 - 10h10 / Atualizada 10/05/2011 - 18h04

Microsoft compra Skype de grupo de investidores por US$ 8,5 bilhões

Da Redação*
  • Executivos das empresas confirmaram o acordo na manhã desta terça-feira (10)

    Executivos das empresas confirmaram o acordo na manhã desta terça-feira (10)

A Microsoft anunciou, na manhã desta terça-feira (10), que comprou a empresa de telefonia pela web Skype. A empresa de software vai pagar US$ 8,5 bilhões ao fundo de investidores Silver Lake – grupo que detém o comando da Skype.

Segundo comunicado à imprensa divulgado pela Microsoft, a compra da empresa de voz sobre IP vai aumentar a oferta de comunicação em vídeo e voz em tempo real.

"O Skype é um serviço fenomenal que é amado por milhões de pessoas no mundo. Juntos, nós criaremos o futuro das comunicações em tempo real, fazendo com que as pessoas se conectem facilmente a sua família, amigos, clientes, colegas de trabalho de qualquer parte do mundo", disse Steve Ballmer, CEO da Microsoft, ao comentar a aquisição

A ideia é que a Microsoft, a longo prazo, integre os 663 milhões de usuários do Skype no mundo com a rede Windows Live, Xbox Live, o gerenciador de e-mail Outlook e que também seja usado no sistema operacional Windows Phone.

No entanto, a empresa fez questão de afirmar que continuará a investir na plataforma Skype para usuários que não usam, necessariamente, os serviços da Microsoft.

Após a compra, Tony Bates, diretor-executivo da Skype, vai se tornar funcionário da Microsoft e fazer parte de uma nova divisão de negócios. Ele vai assumir o cargo de presidente da divisão Microsoft-Skype.

Antes da confirmação da venda do serviço de voz para a Microsoft, ainda havia rumores de que Google e Facebook, separadamente, estavam negociando com o Skype. Ambas gostariam de formar uma joint-venture (espécie de parceria) com a companhia. No entanto, nenhuma das tentativas se concretizou. 
 
Números do Skype
Mensalmente, cerca de 170 milhões de pessoas se conectam aos serviços Skype, embora nem todos usuários façam chamadas. No ano passado, a empresa de telefonia contabilizou mais de 207 bilhões de minutos de chamadas de voz e vídeo. 
 
Apesar do enorme sucesso, a maioria dos usuários Skype utiliza os serviços gratuitos de telefonia ou vídeo, desde que a empresa foi fundada por Niklas Zennstrom e Janus Friis em 2003. Por mês, cerca de 8,8 milhões de internautas -- o que representa pouco mais de 1% da base de usuários -- pagam para usar serviços do Skype.
 
Histórico
 
Fundado em 2003, o Skype é um serviço de voz e vídeos pela internet. Com o programa da empresa é possível fazer ligações e chamadas de vídeo gratuitamente. A empresa ainda fornece a possibilidade de o usuário fazer ligações para telefones fixos ou móveis pela internet. Para isso, é necessário que ele compre créditos.
 
O Skype foi comprado em 2005 pelo eBay, varejista online dos Estados Unidos e, na sequência, adquirido pelo fundo de investimentos Silver Lake em 2009 com participação majoritária. Mesmo assim, outros fundos e companhias mantinham participação minoritária no negócio, por exemplo: eBay, CPP Investment, Andreesen Horowitz e Canada Pension Plan Investment Board.
 
Veja abaixo alguns aplicativos, como o Skype, para fazer ligações pela web entre smartphones:
 
* Com agências internacionais

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host