UOL Notícias Tecnologia

22/06/2011 - 09h51 / Atualizada 12/08/2011 - 16h41

Governo afirma que interceptação de ataque hacker derrubou site da Presidência

Da Redação

A queda dos sites da Presidência da República, Portal Brasil e Receita Federal, na madrugada desta quarta-feira (22), foi causada pela ação do Serpro (Serviço de Processamento de Dados) na tentativa de impedir ataques hackers, informou a Secretaria de Imprensa da Presidência da Republica informou em nota oficial. As páginas ficaram indisponíveis logo depois que a versão brasileira do grupo hacker LulzSec anunciou no Twitter ter derrubado os sites.

“O Serpro detectou nesta madrugada, entre 0h30 e 3h, uma tentativa de ataque de robôs eletrônicos aos sites Presidência da República; Portal Brasil e Receita Federal. O sistema de segurança do Serpro, onde estes portais estão hospedados, bloqueou todas a ação dos hackers, o que levou ao congestionamento das redes, deixando os sites indisponíveis durante cerca de uma hora”, diz a nota. “O Serpro informa que o ataque foi contido e os dados e informações destes sites estão absolutamente preservados”, continua. As páginas, afirmou a assessoria de imprensa, ainda podem apresentar instabilidade durante o dia por conta de serviços de manutenção e reforço de segurança.

“TANGO DOWN brasil.gov.br & presidencia.gov.br LulzSec Brazil”, postou o grupo hacker nesta madrugada. Alguns minutos após o ataque, o perfil do grupo LulzSec saudou a “divisão brasileira” pelo êxito na operação. “Nossa unidade brasileira está fazendo progresso, muito bem LulzSecBrazil.”

Segundo um manifesto divulgado pelo grupo hacker LulzSec, a ação no Brasil faz parte da operação AntiSec – investida do grupo LulzSec com o grupo Anonymous contra páginas de governos de todo o mundo. “A LulzSec e o Anonymous acabaram de declarar guerra aberta contra todos os governos, bancos e grandes corporações do mundo. Eles estão convocando todos os hackers do mundo para se unirem ao propósito. O objetivo é expor corrupção e segredos obscuros“, diz o documento.

Histórico de invasões
Nos últimos dois meses, o grupo LulzSecurity assumiu a autoria de vários ataques. Entre as vítimas estiveram a Sony (SonyPictures e a versão japonesa do site SonyMusic), a desenvolvedora de jogos Bethesda, o site da Fox, da Nintendo, do Senado norte-americano e até o site da CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos).

GRUPO ANUNCIOU ATAQUE NO TWITTER

Além disso, os hackers do grupo, recentemente, vazaram umalista de 62 mil endereços de e-mail e senhas obtidas em ataques feitos nas últimas semanas – alguns deles a sites pornográficos. Os dados dão acesso a contas no Facebook, Twitter, Yahoo, Hotmail, Gmail, entre outros serviços.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host