UOL Notícias Tecnologia

23/06/2011 - 15h15 / Atualizada 12/08/2011 - 16h40

Grupo hacker dirige ataque ao site do Senado; página fica fora do ar por uma hora

Da Redação

Após a veiculação de notícias sobre a exposição de dados de autoridades, hackers, supostamente do grupo LulzSec, dirigiram um ataque nesta quinta-feira (23) à página do Senado. Ao tentar acessar a página do órgão público no início desta tarde (por volta das 14h), o sistema retornava uma mensagem dizendo que o serviço estava indisponível. O acesso foi restabelecido após uma hora de instabilidade.

A informação não foi postada no Twitter oficial do LulzSecBrazil, mas no sistema de bate-papo IRC, utilizado por pessoas que apoiam o grupo.

A reportagem entrou em contato com um dos membros do grupo para esclarecer a autoria sobre a ação. Porém, ele apenas disse que “qualquer notícia de invasão ou ataque só é válida se postarmos no Twitter ou no site.” O site da Presidência da República também está com o acesso instável.

Por volta das 14h30, vários participantes do sistema de bate-papo começaram a postar mensagens sobre o assunto: “Senado is down”, postou um usuário identificado como Dogola. Já outro escreveu sobre o ataque utilizando a mesma linguagem de ataques anteriores: “www.senado.gov.br -- TANGO DOWN”.

Outros sites ligados à página do Senado, como a agência Senado, estavam funcionando normalmente.

Contra o Governo

Os grupos LulzSec e o Anonymous, recentemente, se uniram contra órgão governamentais de todo o mundo em uma operação chamada de Antisec. “A LulzSec e o Anonymous acabaram de declarar guerra aberta contra todos os governos, bancos e grandes corporações do mundo [...]. O objetivo é expor corrupção e segredos obscuros“, diz o manifesto sobre a parceria.

A divisão brasileira do LulzSec começou a agir na madrugada desta quarta-feira (22), quando fez ataques ao site da Presidência da República (www.presidencia.gov.br), página do Governo (www.brasil.gov.br) e ao site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).

Na tarde do mesmo dia, o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) afirmou que o ataque foi o maior já sofrido pelo Governo. Segundo o órgão, houve picos de 2 bilhões de tentativas de acessos simultâneos vindos da Itália.

Na manhã desta quinta-feira (23), o grupo hacker liberou supostos dados pessoais de Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, e de Dilma Roussef, presidente do Brasil. Além disso, eles postaram links no Twitter para dois arquivos: um com supostas trocas de mensagens entre funcionários da Petrobras e outro com senhas e logins de acesso a áreas restritas do site do Ministério do Esporte. Durante a tarde, o site do Ministério do esporte (www.esporte.gov.br) saiu do ar.

A publicação desses dois arquivos sugere que o grupo queria provar ao Serpro – que alegou que não foram roubadas informações – que os sistemas também foram invadidos.

LulzSec pelo mundo

Nos últimos dois meses, o grupo LulzSecurity assumiu a autoria de vários ataques. Entre as vítimas estiveram a Sony (SonyPictures e a versão japonesa do site SonyMusic), a desenvolvedora de jogos Bethesda, o site da Fox, da Nintendo, do Senado norte-americano e até o site da CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos).

Os hackers do grupo, recentemente, vazaram umalista de 62 mil endereços de e-mail e senhas obtidas em ataques feitos nas últimas semanas – alguns deles a sites pornográficos. Os dados dão acesso a contas no Facebook, Twitter, Yahoo, Hotmail, Gmail, entre outros serviços.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host