UOL Notícias Tecnologia

29/07/2011 - 14h51 / Atualizada 24/10/2011 - 14h05

Após 13 anos de privatização, setor de telecomunicações soma 286 mi de clientes

Da Redação
  • Acesso à telefonia móvel apresentou crescimento de quase 3.000% nos últimos 13 anos

    Acesso à telefonia móvel apresentou crescimento de quase 3.000% nos últimos 13 anos

Neste mesmo dia 29 de maio, há 13 anos, o Governo Brasileiro iniciou o processo de privatização do setor de telecomunicações. Na época, o país somava 30 milhões de usuários de clientes de serviços de telecomunicações (telefonia fixa, móvel, banda larga e TV por assinatura). Após pouco mais de uma década, esse número já ultrapassa os 286 milhões de usuários. As informações são da Telebrasil, associação brasileira de telecomunicações.

Para entender a data

Em 1998, o Governo dividiu a Telebrás (empresa estatal que controlava boa parte das telecomunicações no país) em várias outras companhias. No dia 29 de maio daquele ano, o Governo leiloou essas empresas para a iniciativa privada.

Nesta época, por exemplo, que a Telesp foi comprada pela Telefônica e a Tele Centro Sul, que depois virou Telemar, foi adquirida pelo Banco Opportunity

De acordo com a associação, o crescimento mais significativo durante esse período foi o de acesso à telefonia móvel. Em 1998, havia 7,4 milhões de celulares funcionando no Brasil. Atualmente, já há 217,3 milhões de telefones móveis operando no país. Isso representa um aumento de 2.836%.

Os outros setores de telecomunicações também apresentaram evolução. A telefonia fixa, que antes necessitava altos investimentos do cliente para instalação de uma linha, somava 20 milhões de usuários. Em julho deste ano, esse número mais que dobrou chegando a 42 milhões. A TV por assinatura cresceu 319% comparado a 1998. Saiu de 2,6 milhões de usuários para 10,9 milhões.

Internet rápida

Apesar de ser relativamente acessível atualmente, a banda larga mal existia em 1998 e já contabiliza 43,7 milhões de acessos no país, sendo 15,8 milhões de conexões em rede fixa (via cabo ou ADSL) e 27,8 milhões via acesso móvel – nesse quesito, modems 3G e celulares também são contados.

Segundo o levantamento da associação, nos seis primeiros meses de 2011 foram feitos 8,5 milhões de novas conexões à internet de banda larga. Isso representa que a cada dois segundos um novo cliente passou a ter acesso a esse tipo de conexão.

Investimento e cobertura

A grande diferença nos números do setor, segundo a associação, é justificada pelo investimento na modernização e ampliação dos serviços de telecomunicações. Neste período de 13 anos, foram aplicados mais de R$ 235 bilhões para esses propósitos.. Essa quantia gerou uma carga tributária ao país de R$ 41,6 bilhões em 2010 – o que representa um aumento de 420% no volume de impostos arrecadados.

No que diz respeito a cobertura dos serviços, a maioria deles cobre boa parte do país. O serviço de telefonia móvel chega a 99,6% da população brasileira e boa parte dessas pessoas (79%) tem acesso a escolha entre quatro ou cinco operadoras. Quanto o acesso à internet banda larga, a conexão de rede fixo chega a todas as cidades do Brasil, enquanto a infraestrutura de banda larga 3G está em 1.469 cidades.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host