UOL Notícias Tecnologia

IFA 2011

Feira de tecnologia realizada em Berlim, de 2 a 7 de setembro

  • Imagem: Divulgação

02/09/2011 - 07h00 / Atualizada 12/09/2011 - 15h18

Feira alemã de tecnologia lança tablets e promete "novo capítulo" de TVs interativas

GUILHERME TAGIAROLI || Do UOL Tecnologia*

Se em 2010 o destaque da feira de eletrônicos de consumo IFA foi o tablet Samsung Galaxy Tab, o primeiro a bater de frente com o iPad, na edição deste ano o evento reforça ainda mais a concorrência neste segmento de portáteis. A IFA será realizada em Berlim, na Alemanha,  entre os dias 2 e 7 de setembro e terá cobertura completa do UOL Tecnologia.

Antes mesmo da abertura oficial da feira, algumas empresas já apresentaram na IFA novidades nesta área. A primeira foi a Sony, que entrará no mercado de tablets com dois modelos, na tentativa de se diferenciar do iPad. O S tem formato arredondado, é compatível com o Android Honeycomb (exclusivo para tablets), tem tela de 9.4 polegadas e processador Tegra 2 Dual Core. Ele chegará ao mercado japonês a partir de US$ 499, no dia 17 de setembro. Já o tablet P tem 4 GB de memória e duas telas de 5,5 polegadas que se dobram quando o usuário fecha o aparelho. A Sony afirmou que o P começará a ser vendido até o final do ano, mas a empresa não divulgou valores.

Já a Samsung apresentou o Galaxy Tab 7.7. A novidade tem processador dual core de 1,4 GHz (mais rápido que os concorrentes), espessura de 7,89 mm (mais fino que os concorrentes), pesa 335 gramas e tem tela com tecnologia Amoled. O modelo roda o sistema operacional Honeycomb 3.2. Seu preço e data de lançamento não foram anunciados.

Televisores

No ramo das TVs, as fabricantes devem mostrar melhorias em conteúdos 3D e aumento de interatividade. Apesar de dezenas de modelos 3D terem sido apresentados na edição do ano passado, a tendência é que as companhias agora encham os estandes com melhorias relacionadas ao conforto.

Um assunto que deve estar na pauta das fabricantes é a necessidade da criação de um padrão 3D. Com ele, um par de óculos seria compatível com diversos aparelhos, algo que não acontece atualmente.

No quesito interatividade, as TVs devem figurar como as novas centrais de entretenimento multimídia da casa: será possível usá-las para acessar a internet, checar redes sociais ou até ver algum vídeo que está em outro computador. Além disso, os fabricantes pretendem cada vez mais conectar esses aparelhos à internet, além de usá-los para oferecer aplicativos.

Smartphones

Tratados de forma marginal na última edição, os smartphones devem figurar entre os destaques da IFA 2011. Companhias como Samsung e HTC, por exemplo, já deram pistas que vão lançar aparelhos durante o evento. A Samsung deve trazer novos dispositivos com plataforma Android, enquanto a HTC, apesar de ter smartphones com o sistema do Google, deve apresentar algum modelo com Windows Phone.

Utilidades domésticas

Um dos diferenciais da IFA é que, além dos eletrônicos, a feira reserva espaço para exposição de eletrodomésticos. Além de produtos novos, como o equipamento que frita alimentos com ar apresentado no ano passado, as empresas desse ramo sempre buscam trazer alternativas com design mais interessante. Na edição de 2010, por exemplo, um dos destaques foi a linha de geladeiras da Gorenje, que trazia um aspecto retrô e cores chamativas.

Para este ano, os expositores da IFA reservam novos modelos de cafeteiras, centrífugas de sucos, geladeiras com acesso à internet, fogões por indução e “robozinhos” que prometem limpar o piso das casas.

O que é

A IFA (sigla de Internationale Funkausstellung ou Feira Internacional de Rádio) está em sua edição de número 51. O evento, aberto ao público, reúne expositores de todo o mundo e será realizado de 2 a 7 de setembro, no pavilhão de eventos Messe Berlin, com a participação de mais de cem empresas de tecnologia e de eletrodomésticos.

Os expositores estarão divididos em sete grandes áreas: IFA Home Entertainment (com eletrônicos voltados para o entretenimento doméstico), IFA Home Áudio Entertainment (com aparelhos de som, docks, mini-systems), IFA Home Applicances (eletrodomésticos), IFA MyMedia (com games, câmeras digitais e pendrives), IFA Communication (novidades em telecomunicações), IFA Technology and Components (semicondutores e novos padrões de tecnologia) e IFA Public Media (onde ficarão estações de rádio e TV que cobrirão o evento).

*O repórter viajou a convite da Philips

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host