UOL Notícias Tecnologia

23/02/2012 - 06h02 / Atualizada 23/02/2012 - 11h30

'Não há possibilidade de explosão do carregador de pilhas', diz fabricante

Sérgio Vinícius
Do UOL, em São Paulo

De acordo com Alan Hsu, gerente de qualidade da C3 Tech, que desenvolve o carregador de pilhas alcalinas Battery Charger II, se for utilizado corretamente, o equipamento não causa danos. Veja mais detalhes de como usar apropriadamente o equipamento.

UOL Tecnologia - Quais os cuidados que devemos ter com relação ao procedimento de recarregar a pilha?

Alan Hsu -Utilizar somente alcalinas ou Ni-MH em bom estado e verificar sempre a polaridade das pilhas. É importante não inserir com polaridade invertida. Além disso, deve-se utilizar sempre o carregador longe de umidade ou fonte de água.

UOL Tecnologia - No Battery Charger II, há uma inscrição que indica que não se deve usar pilhas velhas. Por quê?

Hsu -Pilhas antigas, desgastadas ou com tensão abaixo de 1V não permitem mais reações químicas para que possam ser recarregadas. Por isso, recomenda-se utilizar pilhas em bom estado. 

UOL Tecnologia - Se o carregador explodir a pilha e houver danos físicos aos presentes, a C3 Tech se responsabiliza?

Hsu -O carregador de pilhas da C3 Tech possui proteção contra superaquecimento, desativando assim o processo de recarga. Pilhas muito velhas, o carregador não recarrega. Assim, não há possibilidade de explosão da pilha.

UOL Tecnologia - Posso morrer ou ter danos físicos em caso de explosão do equipamento?
Hsu - Não. Utilizando o produto adequadamente, alimentando através de porta USB 5VDC (no caso, o modelo UC-CHG2), do microcomputador ou notebook, não há possibilidade de explosão do carregador.

UOL Tecnologia - Como o carregador foi testado para minimizar falhas e garantir a segurança do usuário?
Hsu - A conformidade dos carregadores de pilha da C3 Tech é verificada por inspeção e pelos ensaios pertinentes conforme norma IEC 60335-1/2010.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host