UOL Notícias Tecnologia

12/02/2008 - 15h00

Saiba de onde surgiram os tipos de letra que você usa no computador

CINTIA BAIO | Do UOL TECNOLOGIA
Já se perguntou como e por quem as fontes que você vê todos os dias no PC foram criadas? E quem criou os símbolos de "@", "&" e até mesmo o alfabeto braile?

Essas milhares de letrinhas que correm todos os dias nos documentos do Word, no bate-papo dos comunicadores instantâneos e nos e-mails têm histórias muito peculiares e interessantes, que vêm desde a época da criação da imprensa, por Gutemberg, em 1480, e foram ganhando novos capítulos até a era do computador.

Entre os detalhes picantes, além da eterna briga entre as fontes Arial e Helvetica, está o fato de que uma das fontes mais usadas do mundo atualmente já ditou regras em boa parte da Europa.

A tipografia, como é conhecida essa ciência, sofre influências constantes dos momentos históricos. Para ter uma idéia, até antes da Revolução Industrial, a maior parte das fontes era serifada. Semelhantes a esta, que você conhece pelo nome Times New Roman .

Após a Revolução e com o crescimento da propaganda, foram surgindo as fontes bastonadas, conhecidas como sem serifa. Mais criativas, simples e que se diferenciavam da massa.

Fonte na prática

Além de conhecer um pouco da história das fontes, ao navegar por esta reportagem você conhecerá softwares para produzir e organizar suas próprias letras. Também verá dicas para não abusar do estilo na hora de usar fontes em documentos e sites.

Muitos truques foram dados por Crystian Cruz, typedesigner e diretor de arte da revista INFO Exame. Uma das fontes mais conhecidas de Cruz é a Brasilero, usada em mais de 200 produtos (entre livros e embalagens) e inspirada em placas distribuídas pelo país.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host