UOL Notícias Tecnologia

01/09/2008 - 09h00

Na casa hi-tech da IFA, secadora passa roupas e iPod Touch controla lavadora

CAIO TERRERAN | Do UOL Tecnologia, em Berlim (Alemanha)
Se Rosie, a simpática empregada-robô do desenho Os Jetsons, existisse de verdade e visitasse a feira berlinense IFA, não conseguiria disfarçar o receio de perder o emprego. No pavilhão Home Appliances, totalmente dedicado aos eletrodomésticos inteligentes, novidade da 48ª edição do maior evento do setor de eletrônicos de consumo na Europa, o que não faltam são auxiliares para as tarefas mais enfadonhas do dia-a-dia doméstico.

Veja fotos dos eletrodomésticos hi-tech

Geladeiras que se conectam à Web e podem ser comandadas pelo iPod, máquinas de lavar que passam peças de roupa, lavadoras de louça que auxiliam na economia de até 400 euros ao ano e robôs que aspiram todos os cantos da casa são alguns dos itens expostos no espaçoso pavilhão —ao lado de milhares de cafeteiras ultra sofisticadas (algumas, custando mais de mil euros; uma tendência entre os europeus, segundo um executivo ouvido pelo UOL Tecnologia).

Entre os equipamentos dos sonhos de qualquer dona de casa (ou solteiro preguiçoso), estão o Roomba, robô que aspira a casa enquanto o dono pode ir ler o jornal, passear no parque ou realizar uma tarefa profissional, e o Scooba, que lava o piso de áreas externas.

Feitos pela empresa norte-americana iRobot (que também fabrica robôs destinados a uso militar, como desarmamento de bombas e espionagem de território inimigo), ambos chegam à Europa em versões renovadas.



O primeiro, o Roomba, tem bateria com duração de 100 minutos, o que, segundo o diretor da iRobot na Europa, Milan Vajs, permite que ele limpe quatro cômodos. Possui função que limita em quais áreas da casa pode entrar e programação para os dias em que deve entrar em ação. Ao fim do trabalho, volta sozinho para a base que recarrega sua bateria. Na Europa, custará 299 euros quando for lançado, em novembro.

Já o Scooba é o robô da empresa que cuida da área externa da casa. Com compartimento para um litro d'água, lava pisos e coleta a água que usa, armazenada em um tanque interno do equipamento. Também a ser lançado na Europa, em novembro, por 399 euros.

O executivo Vajs festeja o sucesso do equipamento na feira (onde o estande da iRobot é bastante procurado) e nos mercados norte-americano e europeu. "Desde o lançamento do conceito de robô-aspirador, no início da década, já vendemos mais de 2,5 milhões de equipamentos", explica.

Na IFA, a Bosch apresentou em primeira mão uma tecnologia que economiza energia elétrica na lavagem de louças -segundo o vice-presidente de vendas internacionais da empresa, Dirk Hoffman, ela permite ao consumidor poupar até 400 euros anuais.

A lavadora de louças com Zerolith usa uma matéria-prima mineral que absorve a umidade gerada pelo equipamento e a converte em energia, aquecendo a água e requisitando menos eletricidade no processo.

"Com o Zerolith, permitimos um consumo de 0,85 Kw/h, 20% menor do que o da concorrência", explica Hoffman. "Mercados como o dos países árabes também deverão absorver bem a novidade".

A lava-louças com a nova tecnologia chega ao mercado europeu na primeira quinzena de setembro, com preço sugerido de 500 euros.

ECONOMIA DE 400 EUROS AO ANO
Um basta no ferro de passar roupas

Você conhece alguém que adore passar uma camisa? Então, nem pense em presenteá-lo com uma secadora de roupas equipada com a nova tecnologia Lavatherm ProSteam, da Electrolux. Com tecnologia patenteada, a máquina (apresentada pela primeira vez na IFA 2008) não só seca roupas como também as passa, livrando o usuário de ter de acionar o ferro de passar.

Utilizando vapor d'água, a máquina realiza a tarefa de passar em 20 minutos. Com o fim do processo, basta que o usuário pendure a peça de roupa em um cabide por mais cinco minutos para vesti-la sem nenhum amassado.

O equipamento "passa" até cinco peças de roupa simultaneamente, segundo o diretor de relações públicas da companhia na Europa, Michael Eichel, que demonstrou o produto à reportagem e exibiu mais lançamentos da marca na feira, como um forno touchscreen que reconhece o tipo de alimento que assa e um aspirador de pó 2 em 1 (acopla um segundo aspirador, ideal para a limpeza de sofás e bancos de automóveis). A secadora hi-tech estará à venda na próxima semana na Alemanha, por 1.999 euros.

Geladeira, forno e lava-roupas integrados ao iPod Touch

Quando você pensa que não há mais o que ser inventado para uso com o iPod Touch, o mídia player-fetiche da Apple, eis que uma empresa eslovena, a Gorenje, surge na IFA com uma linha "made for iPod".

Composta por uma geladeira preta que integra uma docking station e caixas de som (que carrega a bateria e toca as músicas do gadget), um forno e uma lavadora de roupas com conexões Wi-Fi, a linha permite que o usuário acesse receitas disponíveis em um aplicativo elaborado pela fabricante e comande o iniciar do cozimento à distância, via Web.

O mesmo pode ser feito com as roupas, cuja lavagem pode se iniciar assim que o usuário desejar —bastando acessar o aplicativo, chamado iGorenje, e ativar o comando certo. É possível determinar temperatura d'água e o tipo de tecido que será lavado.

A geladeira, ainda um protótipo, chega ao mercado europeu até o fim do ano com preço sugerido de 1.200 euros (com o iPod Touch incluído na aquisição). Os outros produtos da linha chegam pouco depois.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host