UOL Notícias Tecnologia

04/08/2009 - 07h00

Blog de Lula atrasa e não tem data para estrear

TADZIA MAYA |Para o UOL Tecnologia
A estreia do Blog do Planalto, novo canal de comunicação da Presidência da República, prevista para o final de julho, acabou não acontecendo. Segundo a equipe do blog, faltam alguns detalhes técnicos e um ajuste no estilo do texto.

Internet é ferramenta praticamente invisível para políticos
Senadores marcam presença no Twitter
Saiba quais são os deputados federais que estão no Twitter

"O blog só vai ao ar quando estiver maduro", diz Nelson Breve, secretário de Imprensa da Presidência. "O texto será para os jovens e por isso terá uma linguagem familiar a este grupo social, afinal 80% dos internautas são jovens".

Ao contrário do Blog da Petrobrás, que tem desde o início uma preocupação de diálogo com a mídia, o Blog do Planalto promete ser direcionado para o cidadão que forma sua opinião na web. Para Breve, o diálogo com os meios de comunicação ainda vai ser feito pelos métodos tradicionais.

A estreia na blogosfera é considerada uma vitória política dentro da Presidência. Entusiastas da ferramenta concordam que o blog de transição do presidente dos EUA Barack Obama foi decisivo para estruturas "menos quadradas" ganharem espaço. A presidência planeja também lançar um canal de vídeos no YouTube, mas ainda não tem pretensão de embarcar no serviço de microblog Twitter.

Polêmicas quanto à existência ou não de espaço para comentários nos posts são minimizadas pela equipe: "só com o tempo podemos avaliar as funções do blog, pois estamos entrando num novo terreno; agora nossa prioridade é colocar o blog no ar", avisa Breve.

Além dele, o jornalista Jorge Cordeiro, ex-editor do site brasileiro do Greenpeace e Daniel Pádua (do blog chalking), designer de informação, também fazem parte do grupo de cinco pessoas que está produzindo a estratégia digital do Governo.

No inicio de julho, uma consulta técnica pública sobre o blog atraiu dois mil internautas. De acordo com a equipe, a consulta serviu para analisar se as ferramentas acopladas ao blog são as mesmas que as pessoas estão utilizando no cotidiano e para visualizar contrastes em relação às soluções que vinham projetando.

O blog rodará sob a plataforma de software livre WordPress, uma ferramenta gratuita da internet. Veja abaixo, um screenshot de como deve ser o layout da página:

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host