11/11/2005 - 19h00 Aprenda a ouvir e fazer seu próprio podcast Paulo Rebêlo especial para o UOL Tecnologia O nome lembra alguma bugiganga de Star Wars e agora todo mundo anda falando no assunto, mas que danado é o podcast? Apesar do termo complicado, podcast nada mais é do que um blog de áudio. É um site, pessoal ou comercial, pelo qual os usuários ficam sabendo, automaticamente, quando tem novidade para escutar. Pode ser música, entrevistas, programas esportivos ou qualquer outra coisa, tudo em arquivos MP3 ou outro formato digital, como Windows Media (WMA) ou Wave (WAV).
Rogério Doki/Arte UOL | | Não à toa, os mais conservadores preferem chamar de "áudioblog" em vez de podcast, visto que este nome é uma clara referência ao iPod, aquele aparelho portátil para ouvir música digital da Apple. Com o sucesso estrondoso do iPod, aliado ao popular broadcast (algo como "transmitir amplamente", em inglês), surgiu o podcast. Você escolhe os sites com conteúdo de áudio para assinar e, pela Internet, o iPod faz a sincronia para você ouvir em qualquer lugar.
Então, podcast precisa de iPod? Pelo nome, até parece que sim, mas não é. Basta um computador conectado à Internet para tirar proveito das transmissões de áudio em sincronia automática. Com o uso de programas (softwares) específicos, você assina seus podcasts preferidos e escuta em casa, no horário mais conveniente. Melhor ainda, você pode ser o dono do seu próprio show, criando seu próprio podcast para as pessoas escutarem.
E, se você quiser ir ainda mais além, o mesmo processo também pode ser feito com vídeos. Os chamados videoblogs ou vid(eo)cast ainda não são tão populares, principalmente por causa da velocidade de conexão -um vídeo leva bem mais tempo do que um arquivo de música para chegar ao seu computador.
|