A tecnologia PictBridge é um protocolo para impressão direta desenvolvido pela CIPA (Camera & Imaging Products Association). Ele permite que uma câmera digital fotográfica conecte-se à uma impressora para "revelar" as imagens digitais sem a necessidade de um computador, independentemente da marca. Elas precisam ser apenas compatíveis com o padrão PictBridge.
Antes do surgimento do PictBridge você só conseguia imprimir suas imagens se descarregasse as fotos no computador e depois fizesse a impressão utilizando algum programa específico.
As primeiras tecnologias de conexão direta surgiram em equipamentos da Canon e da Epson. Mas o problema é que o usuário precisava ter a câmera e a impressora da mesma marca para conseguir imprimir fotos sem precisar do PC.
Quando uma câmera e uma impressora compatíveis com o padrão PictBridge se conectam, o protocolo de comunicação analisa as funcionalidades de impressão como formato do papel, qualidade de impressão e tamanho da foto. Na hora de fazer a impressão, somente as funções comuns entre câmera e impressora ser acessadas, o que permite a compatibilidade entre equipamentos de diversas marcas.
Depois que a impressora é reconhecida pela câmera, basta você escolher se vai imprimir uma ou mais imagens e confirmar a seleção de imagens para que a impressora comece a trabalhar. O recurso DPOF (Digital Print Order Format) permite que você faça uma configuração padrão para a impressão de suas fotos, que será utilizada sempre que você conectar sua câmera à impressora.