UOL Notícias Tecnologia

01/09/2010 - 14h23 / Atualizada 01/09/2010 - 17h35

Com 275 milhões de iPods vendidos, Apple apresenta nova linha do tocador musical

Do UOL Tecnologia

*Atualizado às 15h55

Ao som de uma versão acústica de Layla, de Eric Clapton, Steve Jobs anunciou nesta quarta-feira (1º) a nova linha de iPods na sede da empresa em Cupertino, Califórnia. Até o momento, a Apple vendeu 275 milhões de aparelhos em todo o mundo.

Já era esperada a apresentação de novos tocadores digitais da Apple, por conta do convite do evento, enviado a jornalistas na semana passada – ele mostrava um violão com uma maçã. Além disso, a companhia apresentou iPods em eventos realizados nesta mesma época, em 2008 e 2009.

O iPod shuffle foi o primeiro modelo exibido por Steve Jobs. “Pensamos que poderíamos fazer um tocador realmente acessível e muito fácil de usar (...) Mas em sua terceira geração tiramos os botões, e as pessoas sentiram falta deles”, afirmou o diretor-executivo, mostrando o pequeno tocador que mantém o clipe e ganha botões. A novidade manterá o modo shuffle (aleatório), mas uma função chamada voice over permite que o usuário fale sua playlist para assim escolher o que quer ouvir. Em cinco cores, o lançamento custará US$ 49 nos Estados Unidos.

Já o iPod nano perdeu a superfície de controle e tornou-se um dispositivo com tela multitouch. Todas as operações são determinadas pelo usuário por toques na tela, o que deixou o tocador ainda menor (46%) e mais leve (42%) em relação ao modelo anterior. A bateria ganhou reforço e pode durar até 24 horas de uso ininterrupto. Ele estará disponível em seis cores e custará US$ 149 (8GB) e US$ 179 (16GB).

Jobs referiu-se ao iPod touch, terceiro e último modelo apresentado, como um iPhone sem contrato com operadoras e como o game portátil número 1 de todo o mundo. “Ele vende mais que os portáteis da Sony e da Nintendo juntos. Tem mais de 50% de participação desse mercado global. E mais de 1,5 bilhão de downloads de jogos e entretenimento foram feitos somente no iPod touch”, vibrou o executivo.

Em sua nova versão, o touch virá mais fino e “mais bonito” (palavras de Jobs), com uma câmera na parte de trás e capacidade para armazenar 40 horas de música. Além disso, terá uma câmera na frente para o recurso FaceTime (de videochamadas, apresentado no iPhone 4) e o chip A4, o mesmo do iPhone. O iPod touch de 8 GB será vendido nos EUA por US$ 229; o de 32 GB custará 299 e o de 64 GB, US$ 399.

As novidades estarão disponíveis nos EUA a partir da semana que vem.

iTunes 10
O iTunes também mudou -- sua logomarca perdeu o CD que exibia, pois ele não faz sentido em um serviço de download de música. Outra diferença está na lista de músicas, que agora tem uma visualização híbrida para mostrar a arte do álbum no lugar do seu nome, uma informação que apenas se repetia.

Para facilitar o processo de busca, o iTunes 10 trará integrado o Ping, rede social para música. “É como Facebook e Twitter encontrando o iTunes”, comparou Jobs. Pelo Ping, o usuário poderá acompanhar as últimas atualizações de um artista, procurar amigos digitando seus nomes e segui-los (ou seguir seus músicos favoritos). É possível também fazer comentários nos posts dos amigos.

Segundo o CEO da Apple, usuários já baixaram mais de 17,7 bilhões de músicas por meio do iTunes, 450 milhões de episódios de TV, 100 milhões de filmes e 35 milhões de livros. “Ao todo, o iTunes tem 160 milhões de contas e é a maior loja online para mídia do mundo”, frisou.

iOS
O CEO da Apple afirmou que 120 milhões de eletrônicos com a plataforma iOS – para iPhone, iPad e iPod touch -- foram comercializados desde o lançamento do iPhone. A cada dia, continuou o diretor executivo, sua empresa ativa 230 mil aparelhos com esse sistema operacional (o número não inclui updates). A cada segundo, 200 aplicativos são baixados (mais de 6,5 bilhões deles para o iOS no total). Dos 250 mil aplicativos disponíveis, afirmou, 25 mil são para iPad.

Uma nova versão do sistema operacional da empresa foi apresentada durante o evento. Segundo Jobs, o iOS 4.1 teve muitos bugs consertados, além de funções novas como o High Dynamic Range (HDR), que melhora a qualidade das fotos. A nova versão estará disponível para download no iTunes a partir da próxima semana. 

A versão 4.2 do iOS será lançada em novembro e será totalmente voltada para o iPad. Entre as características anunciadas para a novidade, está a impressão wireless – o usuário dá o comando via iPad e a impressora obedece, o Air Tunes (áudio por streaming, vídeos e fotos) e o AirPlay. Tudo isso sem fio.

Apple Stores no mundo

Antes de anunciar as novidades para o varejo, Jobs falou sobre inaugurações recentes de novas lojas da Apple no mundo, como a segunda Apple Store chinesa e a maior delas até agora, Covent Garden, em Londres.

  • Paul Sakuma/AP

    Pessoas aguardam coletiva diante do prédio da Apple, decorado com um violão gigante

 

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host