Consumidores na Saraiva do shopping Higienópolis, em São Paulo, no lançamento do iPad
Diversos varejistas começam, nesta sexta-feira (3), a vender em suas lojas físicas e virtuais o iPad no Brasil (veja aqui a lista de lojas onde o lançamento estará disponível). Alguns deles, como a Saraiva do shopping Higienópolis (SP), apostaram alto no evento -- com o início das vendas à 0h e festas com “convidados especiais” --, em uma possível tentativa de repetir o sucesso da estreia do iPhone 4 no país, em setembro. Veja aqui as fotos do lançamento.
Confira perguntas e respostas sobre a chegada do tablet ao país
O agito em torno do smartphone da Apple, no entanto, continua ganhando. Na ocasião de seu lançamento, uma enorme fila formou-se em frente à operadora TIM do shopping Eldorado, e os últimos clientes só saíram da loja por volta das 4h30. Nesta sexta, à 1h30, todos os consumidores já haviam comprado seus iPads (deve-se considerar que a aquisição de um portátil com plano de dados é mais demorada).
Na livraria Saraiva do shopping Higienópolis, por volta das 22h40, havia somente duas pessoas na fila. Às 23h, o número subiu para seis. Já na Fast Shop do shopping Iguatemi, uma hora antes do lançamento do iPad no Brasil, cerca de 30 pessoas aguardavam o início das vendas. Na A2U do mesmo shopping, eram apenas três. À meia noite, hora do lançamento, a contagem do UOL Tecnologia foi a seguinte: 30 pessoas na Saraiva e na A2U, cerca de 60 na Fast Shop.
Nessa última loja, o bancário André Diego Vilela Rodrigues, 26, foi quem abriu a fila. Essa não era sua intenção, no entanto. Ele chegou cedo, por volta das 17h30, acreditando que o lançamento seria tão disputado quanto o do iPhone 4 no Brasil. Durante o tempo de espera, o fã da Apple (constam no currículo um iPhone 4, um iPod touch e um MacBook) tomou uma decisão: comprar o iPad 3G de 64 BG, e não o de 32 GB, como era a intenção inicial.
Aloísio Melo (foto), programador e desenvolvedor , foi o primeiro da fila no shopping Higienópolis, também em São Paulo. Ele disse ter esperado oito meses até o lançamento do tablet no Brasil, pois prefere comprar seus eletrônicos de forma legalizada.
Alguns clientes como a empresária Camila Piva, 29, e o designer Victor Melo, 23, reclamaram que na A2You, revenda autorizada da Apple, do shopping Iguatemi, eles estavam fazendo venda casada de iPads com tecnologia 3G e um pacote de dados da Vivo. “Depois que reclamei com o gerente, eles me venderam sem o plano de dados da operadora”, comentou.
Primeiro da fila na Fast Shopping do Iguatemi (SP), Diego Vilela Rodrigues (esq.) é fã da Apple
Entre os famosos que compareceram ao lançamento no shopping Iguatemi, estavam o empresário e ex-nadador Fernando Scherer, sua mulher, Sheila Mello, e a modelo Mariana Weickert . Os apresentadores Astrid Fontenelle e Marcos Mion marcaram presença no shopping Higienópolis. Já a apresentadora Luciana Gimenez, grávida de seu segundo filho, o apresentador Otávio Mesquita, a modelo Caroline Bittencourt, o cantor Dinho Ouro Preto e o estilista Fause Haten foram à Fnac do shopping Morumbi.
Vai pagar quanto?
O preço dos modelos desbloqueados varia conforme a capacidade de armazenamento. As versões apenas com conexão Wi-Fi custam R$ 1.649 (16 GB), R$ 1.899 (32 GB) e R$ 2.199 (64 GB). Com conexão 3G e Wi-Fi, os preços sobem: R$ 2.049 (16 GB), R$ 2.299 (32 GB) e R$ 2.599 (64 GB). Num primeiro momento, não há previsão para comercialização do tablet em operadoras de celular.
Tablet da Apple tem tela touchscreen de 9,7 polegadas
Para utilizar internet 3G é necessário contratar um pacote de dados ou utilizar planos pré-pagos de internet das operadoras. Até o momento, TIM e Oi têm pacotes específicos. A Oi oferece dois planos de dados: um com franquia mensal de download de 5 GB (R$ 76,50) e outro com 2 GB (R$ 59,50) – em seu site, a Vivo informa que com 1 GB dá para baixar, por exemplo, até 200 músicas. Ao assinar esses planos, o cliente não pagará pelo chip. Já a TIM vai manter o mesmo pacote oferecido para o GalaxyTAB: internet ilimitada com velocidade de 600 Kbps por R$ 59,90 por mês.
A Vivo criou uma tabela que dá ao usuário uma ideia do que o consumidor pode fazer ao contratar 250 MB, 1 GB, 4 GB ou 8GB de dados. A alternativa de 250 MB mensais, por exemplo, permite enviar e receber muitos e-mails somente com texto, mas não é possível baixar muitos arquivos e assistir a vídeos em streaming.
As medidas do iPad são 24,28 cm x 18,97 cm x 1,34 cm (altura x largura e profundidade). O peso da versão com Wi-Fi é 680 gramas, já a versão com Wi-Fi e 3G é um pouco mais pesada, tem 730 gramas. Além disso, ele conta com acelerômetro (sensor de movimentos que pode exibir as imagens da tela na horizontal ou vertical), GPS e bússola digital. O sistema operacional é o mesmo do iPhone, o iOS.
A apresentadora Luciana Gimenez participou do lançamento na Fnac do shopping Morumbi (SP)