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Saiba como a ferramenta Google Analytics pode ajudar seu site

Edgard Matsuki

Do UOL, em São Paulo

18/10/2012 06h06

Um dos maiores aliados para você conseguir se posicionar bem no Google é... o próprio Google. Algumas ferramentas da empresa podem ajudar na tarefa de deixar seu site mais “visível”: entre elas, o Google Analytics, uma ferramenta gratuita de controle de audiência.

Esse software faz o levantamento do número de visitas do seu site, quais são as páginas mais populares ou quantas pessoas estão online, entre outras métricas. Mas, antes de saber detalhes sobre seus recursos, aprenda a instalar a ferramenta. 

Como usar

O Analytics é uma das ferramentas mais completas do segmento e, por isso, usuários inexperientes podem ficar perdidos com tanta informação. Para evitar esse problema, confira as dicas abaixo.

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1 – Termos de busca

É importante entender como as pessoas chegam até seu site, identificando principalmente os termos de busca mais fortes. Veja a seguir como fazer isso.

Depois do login, já na página inicial do Analytics, clique em Fontes de Tráfego > Visão Geral. Nessa página, aparecerão as palavras-chave que mais rendem tráfego ao seu site. Vá até o canto inferior direito e clique em Visualizar Relatório Completo. Abrirá uma nova página com a lista de palavras-chave que as pessoas mais usam para chegar a seu site.

Esse tipo de informação pode ajudá-lo em dois pontos.  O primeiro é criar um panorama de novos artigos: se o termo “melhores filmes de todos os tempos” traz muitas visitas, crie artigos com títulos parecidos (“melhores músicas de todos os tempos” ou “melhores novelas de todos os tempos”). O segundo ponto é no fortalecimento dessas palavras-chave, que levam muitas visitas a seu site (veja como fazer).

2 – Capriche nos artigos populares

O Analytics também indica quais os artigos mais populares de seu site. Você pode caprichar ainda mais neles, para que ganhem mais importância no Google (e gerem acesso para outros conteúdos do seu site).

Para visualizar os populares, clique na aba Conteúdo > Visão Geral. Você terá a lista dos dez artigos mais acessados do seu site. Clique em Visualizar Relatório Completo para acessar outras informações, como o Tempo Médio na Página e Taxa de Rejeição (porcentagem de pessoas que saíram do seu site sem ter visitado outras páginas).

Depois de saber quais são os artigos mais acessados do seu site, edite-os. Insira mais links, preocupe-se em atualizar informações periodicamente e coloque recursos multimídia. Isso vai ajudar seu leitor a conhecer melhor o seu site.

3 – Tempo de carregamento

Há alguns detalhes técnicos impossíveis de serem conferidos simplesmente acessando uma página. Um deles é o tempo de carregamento: muitos não fazem ideia de como o próprio site é lento. Há uma seção do Analytics que mostra exatamente esses detalhes.

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Para chegar até ela, clique novamente na aba Conteúdo. Depois, vá a Velocidade do Site > Tempo na Página. Aparecerão os dez artigos mais visitados do seu site e o tempo de carregamento deles.

Assim como nos outros dois itens, clique em Visualizar Relatório Completo. Observe o tempo de carregamento de todos os seus artigos. O ideal é que uma página carregue em, no máximo, 20 segundos. Se este tempo estiver muito acima, faça uma revisão no seu site para identificar imagens ou animações muito pesadas.

A velocidade de um site é um fator muito importante para ele aparecer bem nas buscas. Isso porque o robô do Google que rastreia as páginas fica alguns segundos dentro delas. Se nesse tempo a página não carregar, ele vai embora e o seu site deixará de ser indexado.