De olho na segurança

Visita indesejada: descubra se algum desconhecido está usando seu Wi-Fi

  • false

    Você sabe quantas pessoas estão conectadas à sua rede sem fio?

    Você sabe quantas pessoas estão conectadas à sua rede sem fio?

Suponha que sua internet está lenta -- ou, ao menos, mais lenta do que o normal. Ao ligar para a sua operadora, você descobre que a lentidão não está sendo causada por algum problema técnico, e sim porque há vários outros aparelhos roubando seu sinal.

Foi isso que aconteceu com a carioca Marina Lemle, que teve sua rede invadida por outras pessoas do seu prédio graças a um erro nas suas configurações de segurança.

Este tipo de problema não só afeta a velocidade da sua internet, como também pode colocar arquivos em risco, já que eles podem ser acessados por figuras maliciosas.

Mas além das dicas de segurança que já demos no passado, é possível descobrir se a conexão Wi-Fi está sendo utilizada por alguém não-autorizado sem precisar ligar para sua operadora de internet.

Veja também:

A forma mais simples de saber quantas pessoas e aparelhos estão conectados ao roteador é por meio do endereço IP (Internet Protocol) de rede de seu roteador, que em geral costuma ser 192.168.1.1 - embora é possível que o endereço tenha outros números, como 192.168.0.1. 

Caso queira ter certeza de qual é seu código correto, basta olhar nas propriedades da sua conexão no menu de rede do seu computador ou celular.

No Windows 10, por exemplo, ele pode ser encontrado ao clicar no símbolo de Wi-Fi na barra de tarefas, e em "Propriedades" na barra da rede na qual estiver conectado. Em smartphones, ele pode ser encontrado no menu de Configurações, na parte relacionada a Wi-Fi.

Reprodução
Endereço do roteador nas propriedades de rede do Windows 10 (e) e do iPhone (d)

Este endereço redireciona para uma página com detalhes sobre sua conexão. Cada operadora e fabricante de roteadores tem um sistema e uma interface diferentes (o utilizado como exemplo é o do Vivo Fibra), mas o importante é procurar pelo equivalente ao menu de Mapa de Redes abaixo:

Reprodução
Mapa de rede do Vivo Fibra

Nesta área, é possível verificar quantos aparelhos estão conectados a seu roteador. Caso não saiba se estes dispositivos são seus, basta comparar os últimos dois números do endereço com o de seu computador ou celular, que também pode ser conferido na tela das propriedades de sua conexão, em geral como "Endereço IP" ou "Endereço IPv4".

Caso haja dispositivos extras e desconhecidos, há alguma coisa errada, e sua rede está vulnerável.

Também existem aplicativos para celular que verificam sua rede Wi-Fi. O Fing, que pode ser baixado gratuitamente no Google Play e na Apple Store, detecta automaticamente os dispositivos que estão conectados ao seu roteador.

É importante levar em consideração que, se alguém realmente estiver roubando seu sinal de rede, está cometendo um crime como previsto no Código Penal, no parágrafo 3º do artigo 155. Nestes casos, deve-se informar uma autoridade policial para o preenchimento de um boletim de ocorrência sobre o fato.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

LEIA MAIS

UOL Cursos Online

Todos os cursos