A primeira ligação usando um celular foi feita há exatos 45 anos

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images

    Martin Cooper foi o autor da primeira ligação usando um celular

    Martin Cooper foi o autor da primeira ligação usando um celular

Companheiro atual da humanidade para qualquer momento (e para muitos o meio onde esta notícia está sendo lida), o celular não é nem um pouco novinho. E, pasme, nesta terça-feira (3) está sendo completados exatos 45 anos desde que a primeira ligação foi feita por um aparelho telefônico móvel.

No dia 3 de abril de 1973, Martin Cooper, funcionário da Motorola, saiu às ruas da cidade de Nova York (Estados Unidos) para testar o celular chamado de DynaTAC. O peso dele, na época, era de nada menos que 1,1 quilo. Bem diferente dos atuais smartphones, que costumam pesar cerca de 150 gramas, né?

Veja também: 

A primeira ligação feita com um celular foi direcionada à Bell Labs, uma divisão da operadora AT&T na época. A intenção era tirar sarro de um competidor, já que a AT&T também trabalhava para lançar um telefone móvel na época.

Foi dito o seguinte, segundo entrevista de Martin à BBC em 2011:

Eu disse 'Joel, aqui é Marty. Estou te ligando de um celular, um real, portátil celular'. Houve um silêncio do outro lado da linha, suspeitei que ele estivesse rangendo seus dentes

Mais tarde, o protótipo usado na ligação serviria de base para o lançamento, por parte da Motorola, do DynaTAC 8000X, que é considerado o primeiro celular a ser comercializado. O aparelho chegou às lojas norte-americanas em 1983 custando US$ 4 mil (quatro vezes mais o valor atual do iPhone X, sem sequer considerar a inflação).

Talvez mais impactante do que a primeira ligação foi só a apresentação, há dez anos, do primeiro iPhone por Steve Jobs. Foi aí então que os celulares passaram a ser considerados inteligentes.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos