UOL Notícias Tecnologia

15/01/2011 - 07h00 / Atualizada 04/04/2011 - 14h34

Wikipedia completa 10 anos entre os sites mais acessados do mundo; confira a trajetória

Da Redação
  • Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, durante sabatina realizada pela Folha em 2008

    Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, durante sabatina realizada pela Folha em 2008

“Hello World!” (Olá mundo!) foi a primeira expressão postada na Wikipedia por Jimmy Wales, fundador do serviço, há dez anos, no dia 15 de janeiro de 2001 nos Estados Unidos.  Deste dia em diante, a enciclopédia virtual colaborativa não parou de crescer. Atualmente, a enciclopédia tem 400 milhões de acessos por mês e está entre os dez sites mais acessados do mundo, segundo o Alexa, que mede a audiência na web. Clique aqui e confira a linha do tempo do site.

A Wikipedia, controlada pela fundação Wikimedia, conta com uma estrutura enxuta – 50 funcionários – e milhares de colaboradores (estima-se 100 mil) em todo o mundo que alimentam o site. Criada com base dos conceitos de software livre, a ideia de Wales era criar uma enciclopédia em que todos os usuários pudessem criar verbetes ou editar alguma informação que ele julgassem errada. Para controlar as alterações, há usuários especiais que podem aceitar ou não a edição de um artigo.

Wikipedia e Wikileaks tem algum tipo de relação?

“Wiki” é uma plataforma de colaboração aberta aos usuários. Apesar de o Wikileaks usar o termo wiki no nome, ele não é considerado um site autenticamente colaborativo, pois o acesso é restrito a alguns usuários. O nome foi dado ao site de vazamentos, pois ele foi feito na mesma plataforma de colaboração.

A fundação, sem fins lucrativos, é sustentada por doações de usuários – na última campanha, o site atingiu a meta de US$ 16 milhões dados por mais de 500 mil pessoas de todo o mundo. O valor médio dado por cada usuário foi de US$ 22.

Hoje, o serviço contabiliza 17 milhões de artigos (a maioria em inglês) em mais de 270 idiomas ou dialetos. A versão em língua portuguesa do site estreou no dia 15 de maio de 2001 e conta com mais de 650 mil artigos. Segundo Sue Gardner, diretora da fundação Wikimedia, após a Índia, o Brasil será o próximo país a receber atenção especial para o crescimento no número de artigos.

Crítica

Apesar dos números impressionantes e de a revista científica “Nature” ter revelado que a Wikipedia é tão confiável quanto à enciclopédia Britannica, as informações contidas no site podem ser tendenciosas, diz Augusto Franco, um dos articuladores da Escola das Redes (site que reúne pessoas dedicadas à investigação sobre redes sociais).

“A Wikipedia é uma invenção fantástica. Porém, o serviço não é um dicionário com apenas definições, ela contém significados.”. Segundo Franco, o fato de não haver contextualização faz com que o conteúdo da enciclopédia virtual fique empobrecido. “Os significados sempre têm um contexto.”

Outro problema, é que, por mais que seja participativa, a enciclopédia virtual é “uma oligarquia de usuários que têm mais poderes que os outros”,segundo Franco. Para ele, as regras deveriam ser estabelecidas à medida que as pessoas fossem utilizando e alterando os conteúdos. Dessa forma, a enciclopédia teria um conhecimento vivo, fruto da interação dos usuários. 

Linha do Tempo

Ano Data Acontecimento
2001 15 de janeiro Início da Wikipedia
  12 de fevereiro Wikipedia alcança marca de mil artigos em inglês
  11 de maio Estreia da versão em português da Wikipedia
2002 Fevereiro Enciclopédia muda de Wikipedia.com para Wikipedia.org (como é até hoje)
2003 22 de janeiro Wikipedia alcança marca de 100 mil artigos em inglês
2004 9 de junho Wikipedia em português alcança marca de 10 mil artigos
  12 de maio Wikipedia ganha o Webby Award (considerado o “Oscar da internet”)
2005 18 de março Versão em inglês do site chega a 500 mil artigos
  21 de maio Wikipedia em português alcança marca de 50 mil artigos
  14 de outubro São lançados, na Alemanha, CDs com o conteúdo da Wikipedia
2006 Janeiro Wikipedia ultrapassa a marca de um bilhão de palavras
  29 de novembro Número de artigos em português chega a 200 mil
2007 Sem data definida Wikipedia alcança 7,5 milhões de artigos
  9 de setembro Wikipedia em inglês alcança 2 milhões de artigos
2008 10 de janeiro Wikipedia redireciona site principal para versão “poliglota”
  4 de dezembro Governo alemão doa, aproximadamente, 100 mil imagens para compor o acervo
2009 Agosto Aplicativo da Wikipedia para iPhone é anunciado
  12 de agosto Wikipedia em português cresce e alcança meio milhão de artigos
  31 de outubro Concorrente da Wikipedia, o programa Microsoft Encarta é descontinuado
2010 11 de março Museu britânico é a primeira organização a ter um voluntário para atualizar informações na enciclopédia virtual
  17 de agosto Wikipedia em português alcança 600 mil artigos

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host