UOL Notícias Tecnologia

11/04/2011 - 18h26 / Atualizada 12/04/2016 - 12h58

Errata UOL Tecnologia: mudança da razão social da Apple no Brasil

Da Redação
  • Reprodução

    Registro da (outra) Apple como indústria, importação e exportação na Junta Comercial de São Paulo

O UOL Tecnologia errou quando publicou que a fabricante de computadores Apple, responsável por produtos como Mac e iPad, fez um novo registro na Junta Comercial de São Paulo (Jucesp). Segundo a própria empresa, a Apple foi constituída no país em 1995. A companhia que teve seu nome alterado tem data de constituição registrada em 15/03/1983 – ou seja: são empresas diferentes. Nesta terça-feira (12), a empresa de Steve Jobs negou a informação.

A reportagem de 11 de abril informava que a mudança indicava o início da montagem de produtos no país. A nova razão social da empresa disponível no site da Jucesp consta como Apple Computer Sistemas de Computação, Indústria, Comércio, Representação, Exportação e Importação LTDA. Antes era Apple Computer Brasil LTDA.

No site da Jucesp, não há informação sobre o CNPJ, nem inscrição estadual da empresa. Segundo a analista contábil Elizabeth Coutinho, isso ocorre porque o registro da companhia ainda está sob análise do governo estadual e da Receita Federal. “Esses órgãos verificam a veracidade das informações fornecidas pela empresa, se a atividade que será desenvolvida é legal. Além disso, examinam se local de instalação é apropriado e, no caso de indústria, se há licença ambiental, por exemplo”, explica.

Rumores
No início de abril, o jornalista João Dória, da revista “Isto É”, havia publicado a informação de que a Apple passaria a produzir tablets no Estado de São Paulo. Procurada pelo UOL Tecnologia, a Apple afirmou que não comentaria a reportagem.

Uma semana depois, a revista “Veja” afirmou que o governador Geraldo Alckmin anunciaria em 15 dias (por volta de 22/4) a nova fábrica da empresa no Brasil. No último sábado, o jornal “Folha de S. Paulo” informou que a fabricante já despachou contêineres da Ásia com componentes para montagem no Brasil de produtos. A reportagem está disponível para assinantes do jornal e do UOL.

Nesta terça, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, afirmou em viagem à China que a Apple e a fábrica Foxconn começarão a produzir o tablet iPad no Brasil até o final de novembro. As informações foram divulgadas pela agência de notícias Reuters.

 

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host