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MWC 2012

Mobile World Congress: Feira de tecnologias móveis - De 27 de fevereiro a 1º de março, em Barcelona, Espanha

  • Imagem: Divulgação

28/02/2012 - 11h23

"Nós não estamos indo bem no mercado de tablets", diz executivo da Samsung

Do UOL, em São Paulo
  • Modelo posa com tablet Galaxy Tab 10.1 que suporta internet 4G no Japão em foto de setembro de 2011; segundo executivo, venda de tablets não alcançou às expectativas da empresas

    Modelo posa com tablet Galaxy Tab 10.1 que suporta internet 4G no Japão em foto de setembro de 2011; segundo executivo, venda de tablets não alcançou às expectativas da empresas

Um executivo da Samsung afirmou que a venda de tablets não atingiu as expectativas da fabricante de eletrônicos sul-coreana. “Honestamente, nós não estamos indo muito bem no mercado de tablets”, disse Hankil Yoon, executivo responsável pela estratégia de produtos da companhia, durante evento para jornalistas no Mobile World Congress, evento de tecnologia móvel realizado em Barcelona (Espanha). As informações são do site americano de tecnologia “Cnet”.

Durante a mesa-redonda com jornalistas, o executivo da Samsung não chegou a dar números. No entanto, é possível perceber que o mercado de tablets não está bom para a empresa, e outros fabricantes de dispositivos Android, ao analisar os números divulgados por Andy Rubin, do Google. De acordo com ele, foram comercializados 12 milhões de tablets no ano. Enquanto a Apple, só no último trimestre do ano passado, vendeu 15 milhões.

A Samsung, diferente da Apple, adotou uma estratégia de lançar modelos de vários tamanhos. Inicialmente, a companhia apresentou um modelo de 7 polegadas, depois uma de 10,1 polegadas, outro de 8,9 polegadas e, mais recentemente, um de 7,7 polegadas.  Para alguns consumidores, diz a matéria da “Cnet”, parece que a fabricante sul-coreana está utilizando o mercado como “cobaia” para testes.

Por outro lado, a Samsung acredita no sucesso do smartphone Galaxy Note, que tem uma caneta Stylus (parecida com a de computadores de mão Palm) e uma tela de 5 polegadas.  O mercado recebeu o smartphone com muitas críticas, sobretudo pelo seu tamanho. Aliás, alguns chegaram até a chamar o Galaxy Note de Phablet (uma mistura de smartphone com tablet).

Hankil Yoon expera que sejam vendidas 10 milhões de unidades do Galaxy Note. O argumento para a expectativa de sucesso é o fato de o Galaxy Note permitir que os usuários criem conteúdo facilmente com a caneta S Pen. Diferente de outros smartphones que, basicamente, são feitos para o consumo de informações.

No início do Mobile World Congress, a Samsung apresentou o Galaxy Note 10.1, um tablet de 10,1 polegadas que vem com a mesma caneta S Pen do Galaxy Note. A companhia espera que o novo tablet “canibalize” as vendas do Samsung Galaxy Tab 10.1. “A melhor coisa a ser feita para sobreviver no mercado é ‘matar’ seus próprios produtos. Nós queremos nos manter competitivos”, disse Yoon. (Cnet).

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