UOL Notícias Tecnologia

30/03/2012 - 13h01 / Atualizada 30/03/2012 - 14h59

Conheça o Everplaces, um serviço para 'colecionar' seus lugares preferidos

Ana Carolina Prado
Do UOL, em São Paulo
  • Reprodução

    Página inicial do Everplaces

O Pinterest (aquele site que funciona como um “álbum de recortes virtual” para postar fotos e imagens legais que você encontra na internet) mal chegou e já ganhou similares. Agora, o Everplaces, um serviço lançado em março deste ano, vem com a proposta de ser o Pinterest da geolocalização: a ideia, aqui, é colecionar lugares.

Mas não, não é mais um Foursquare da vida. No Everplaces não dá para compartilhar com ninguém onde você está. A atividade ali é rechear sua página com lugares legais que conhece ou gostaria de conhecer. Algo como ser o curador do seu próprio guia de viagem, com dicas menos convencionais que não apareceriam nos grandes guias.

Adicionar locais ao seu perfil é simples e você pode incluir fotos e dicas diretamente no site do serviço ou usando o aplicativo para iPhone ou Android. Os apps ainda têm mapas indicando quais estão mais próximos a você e oferece instruções para chegar aos seus preferidos.

A parte social do Everplaces está em poder seguir outros usuários para ver os lugares que adicionaram e salvá-los para o seu próprio perfil, se quiser. Ao escolher seguir alguém, dá para selecionar só as categorias que lhe interessem – tudo para que sua página seja bem “clean” e só tenha o que você quiser ver.

Os lugares são divididos em nove categorias: arte, natureza, beber, dormir, cultura, esporte, comida, compras e namorar. As tags também são importantes para facilitar a busca por locais específicos.

  • Reprodução

A página inicial do Everplaces na internet mostra as últimas recomendações mais populares entre todos os usuários, o que permite achar mais coisas legais para adicionar ao seu perfil.

Também é possível importar os lugares de seus mapas do Google para lá, o que é bem útil – mas ainda não funciona muito bem. No teste que fizemos, muita coisa ficou de fora.

E, assim como no Pinterest, dá para adicionar um botão ao seu navegador para salvar lugares diretamente de websites (o que também não funcionou aqui para nós).

Pontos negativos

O serviço é fácil de usar e a interface é bonita e limpa, mas alguns problemas (fora os que já mencionamos) já ficam bem evidentes logo de cara e podem desanimar o usuário. 

Por exemplo: qualquer lugar que você marque vai aparecer no seu perfil como “Lugares que você já visitou”, apesar de não existir a opção de marcar se esteve ali ou não. Se quiser reunir locais que pretenda visitar um dia, ou que simplesmente ache legais, a opção é criar uma tag específica para indicar isso.

  • Reprodução

    Ao seguir uma pessoa, você pode selecionar só as categorias de que ela entende para ter boas dicas

Outro erro mais sério (e desanimador) é o fato de não ser possível fazer buscas gerais no site. Inexplicavelmente, ela só funciona para os lugares que você próprio adicionou ao seu perfil.

Se está planejando uma viagem para a África, por exemplo, terá de explorar todo o conteúdo postado por todos os usuários até encontrar, na sorte, algo relacionado. O máximo que dá para fazer é filtrar os locais por categoria – coisa que ajuda pouco.  

Mais pessoal do que social

Por enquanto, o serviço é mais forte enquanto ferramenta pessoal, mesmo, para reunir coisas que sejam interessantes a você. Tanto que até existe a opção de tornar alguns lugares “privados” para que outros não vejam.

Mas o Everplaces ainda está em sua versão beta, o que significa que muitas coisas ainda podem – e vão – ser mudadas. A própria diretora-executiva do serviço, Tine Thygesen, disse ao site “Tech Crunch”: “Somos quase o Pinterest para lugares. Não usamos esses termos ainda porque temos melhoras a fazer no lado social e de descobertas do serviço. Mas muitas pessoas o usam agora como uma ferramenta pessoal. Eu, por exemplo, tenho um amigo em Nova York que é chef de cozinha e sigo seu perfil para encontrar lugares relacionados a alimentação.”

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host