UOL Notícias Tecnologia

28/10/2010 - 13h01 / Atualizada 28/10/2010 - 13h58

Aplicativo do Google leva buscas via comandos de voz ao iPhone e Android

JULIANA CARPANEZ || Do UOL Tecnologia
  • O aplicativo gratuito estará disponível a partir desta quinta no Android Market (Pesquisa por Voz) e na App Store (Google Mobile App)

    O aplicativo gratuito estará disponível a partir desta quinta no Android Market (Pesquisa por Voz) e na App Store (Google Mobile App)

O Google apresentou nesta quinta-feira (28) o aplicativo Pesquisa por Voz, para aparelhos com sistema operacional Android 2.1, do próprio Google, e iOS, da Apple. A novidade permite que o usuário faça buscas online e procure notícias sobre determinado assunto apenas falando o termo desejado.

O aplicativo gratuito estará disponível a partir desta quinta no Android Market (Pesquisa por Voz) e na App Store (Google Mobile App). Até sexta-feira (29) o internauta encontrará as duas versões da novidade no mobile.google.com.

Durante a apresentação, Hugo Barra, diretor mundial para dispositivos móveis do Google, fez buscas usando diversos tipos de comandos de voz. "Fotos do pôr do sol no Leblon", "Tempo em Belo Horizonte", "Quantas mil pessoas havia no show do Bon Jovi" e "Num ninho de mafagafos há cinco mafagafinhos" foram as buscas feitas no Google: todas trouxeram resultados como se tivessem sido digitados.

No Google Mapas, Barra usou a voz para encontrar a localização da Pinacoteca do Estado de São Paulo e da Alameda Nhambiquaras, em Moema (São Paulo). Já no YouTube, o aplicativo de voz para o celular trouxe o show de Ivete Sangalo no Madison Square Garden, em Nova York.

Segundo a empresa, no Google dos Estados Unidos, 25% das buscas são feitas por voz. O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber o recurso.

Mapa no celular

Outro aplicativo apresentado foi o de Navegação em Mapas por GPS -- este restrito a aparelhos a partir do sistema operacional Android 1.6. A ferramenta baseada no Google Maps funciona como um GPS e integra outras funcionalidades de localização da empresa, como o Street View e visualização de imagens de satélite.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host