UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Hardware e Gadgets

29/05/2009 - 10h38 / Atualizada 29/10/2009 - 19h23

Tire suas dúvidas antes de comprar um home theater

NILSON MURAYAMA | Para o UOL Tecnologia
Se você está pensando em turbinar o som da casa, um home theater, com certeza, deve fazer parte da sua lista de desejos tech.

As famosas caixinhas que prometem dar mais realismo a filmes e sons ganharam upgrades, os sistemas de áudio cresceram e, junto com eles, as dúvidas na hora da compra.

Para sanar algumas delas, o UOL Tecnologia listou os principais termos que você precisa saber antes de ir às compras. Confira:

Quero montar um home theater na minha casa. Do que eu preciso?
Para quem está pensando em montar um home theater padrão, é preciso colocar na lista caixas acústicas, receiver, DVD/Blu-ray player e uma TV —se você quiser uma imagem em alta definição é preciso ter mais cuidado na hora da compra desse último ítem. Existem aparelhos em que o DVD player traz receiver embutido e, em outras ocasiões, as caixas acústicas são vendidas em conjunto, o que facilita a escolha e diminuindo o número de aparelhos.

O que são as caixas acústicas?
São as caixas responsáveis por emitir o som do home theater. Cada caixa de som tem uma função e uma posição e deve ser ligada conforme as instruções do manual do usuário.

Qual é a função de cada caixa acústica num home theater?
A caixa central é responsável, principalmente, pela reprodução do som dos diálogos de um filme. Além disso, tem como função tocar grande parte da trilha sonora. As laterais reproduzem a trilha sonora e efeitos especiais sonoros, enquanto as caixas de surround reproduzem os sons ambientes e dão a sensação de "estar dentro do filme". Já o subwoofer é responsável pelos sons graves que transmitem a percepção de impacto e preenchimento sonoro. Nos modelos 6.1, por exemplo, existe uma caixa surround back, que fica posicionada na mesma linha da caixa central frontal. No modelo 7.1, a caixa surround back é separada em 2 canais, direito e esquerdo.

Existem caixas acústicas com controles individuais de volume?
Sim, alguns modelos são dotados de controle manual e individual de volume. É necessário verificar o manual do modelo para ver se ele possui essa característica. Essa opção é interessante quando desejamos aumentar o volume da voz dos personagens de um filme, por exemplo.

O que é um subwoofer?
É a caixa acústica maior e mais pesada que reproduz os sons graves do home theater. Pode ser do tipo ativo ou passivo. O subwoofer ativo possui um amplificador interno a caixa acústica e ao alto-falante. Já o passivo é formado pela caixa e o alto-falante, ou seja, necessita de um amplificador externo, que normalmente é o receiver ou o aparelho de DVD.

O que é um receiver?
O receiver é um amplificador de som e um receptor de áudio que distribui o som correto para cada caixa acústica, garantindo o equilíbrio sonoro. É nele que são ligados a TV, aparelho de DVD/Blu-ray e as caixas acústicas. Alguns aparelhos agregam mais funções, como a de rádio AM/FM e de DVD/Blu-ray player.

Qual o significado dos números que acompanham os aparelhos? Ex: 5.1, 6.1.
O primeiro número que acompanha o home theater representa a quantidade de caixas que existem no sistema. Já o segundo número corresponde à quantidade de subwoofer. Assim, um sistema 5.1 significa que são 5 caixas e um subwoofer.

Como posiciono as caixas corretamente?
As caixas acústicas devem ser posicionadas levando em consideração onde você ficará sentado na sala. Saiba que a posição correta não é apenas o lugar, mas também a altura em relação ao solo. Procure posicioná-las acima dos ouvidos (mas sentado). Os pedestais com regulagem de altura facilitam essa tarefa. Caso as caixas sejam fixadas na parede, faça uma marca que servirá de guia para o posicionamento antes de furá-la. Vale lembrar que cada caixa tem uma posição e uma conexão específica no sistema, que deve ser seguida exatamente como consta no manual do usuário.

Possuo um Blu-ray player. Qual é o home theater mais indicado?
Se você possui um aparelho Blu-ray, opte pelos aparelhos modelo 7.1, para poder aproveitar o áudio encontrado nos filmes gravados nesse formato.

O que significam as siglas DTS e Dolby?
São sistemas multicanais de áudio que proporcionam a sensação de estar dentro do ambiente. Eles controlam o som que saem das caixas acústicas.

Em um home theater, qual é a diferença de um sistema analógico para o sistema digital?
O sistema digital possui uma melhor qualidade enquanto que os analógicos estão mais sujeitos a ruídos e interferências. As caixas analógicas são mais comuns e um sistema de boa qualidade analógico, comparado a um sistema digital, possui diferenças imperceptíveis ao usuário comum.

Quanto maior a potência, maior a qualidade de um home theater?
De acordo com Bruno Soares, gerente de produto da Samsung, a qualidade de um sistema de home theater é relacionada a diversos fatores, como taxa de distorção harmônica (%THD) de cada produto, material das caixas acústicas e dos alto falantes, tipo de amplificação etc.

O que é um sweet spot?
O chamado "sweet spot" é o ponto perfeito onde você deve estar para aproveitar todo o sistema de som de seu home theater. É a partir daí é que as caixas devem ser posicionadas.

Como a acústica pode ajudar a ter um melhor resultado final no meu home theater?
Tomando alguns cuidados ao montar o seu próprio home theater, você pode chegar a melhores resultados acústicos. Móveis, janelas e o revestimento de pisos e paredes têm uma grande influência na acústica de sua sala. As janelas e pisos frios são materiais reflexivos e devem ser cobertos com tapetes e cortinas que possam absorver o som. Prefira sofás e poltronas de tecidos encorpados. Caso possua um sofá de material sintético, cubra-o com uma capa de tecido. Esses pequenos cuidados vão melhorar o tratamento acústico de sua sala, proporcionando um som mais envolvente.

Como funciona o sistema de home theater sem fio?
O sistema não possui fios ligando as caixa acústicas ao receiver. Entretanto, as caixas precisam receber alimentação de energia, sejam elas ligadas na tomada ou por baterias. É importante ressaltar que os home theaters sem fio ainda não atingiram a qualidade que um sistema com fio possui. Além disso, dependendo da freqüência que eles operem, podem sofrer a interferência de outros aparelhos que possuímos em casa, como telefones sem fio, redes de computador e até mesmo o microondas, que possuem a mesma freqüência.

Quais as vantagens e desvantagens de um home theater sem fio?
Soares diz que a principal vantagem é a eliminação de fios entre a unidade principal do home theater e as caixas acústicas surround. A desvantagem é que alguns produtos sem fio utilizam conexão infravermelho, o que torna o sistema mais vulnerável a interferências. Já para produtos com conexão sem fio via rádiofrequência, é preferível escolher os que trabalham em frequência de transferência de 5.8GHz, pois é o menos vulnerável a interferências. A maior parte dos aparelhos que temos trabalha em 2.4GHz (telefones sem fio, microondas, rede wireless).

Como eu posso organizar os fios do meu home theater?
Antes de instalar um home theater em casa, verifique se há tomadas suficientes para ligar todos os aparelhos. Veja se há lugar para passar os fios internos as paredes, utilizando conduítes ou canaletas que os escondam. Não os deixe na passagem, pois além de deixar o ambiente feio, podem causar pequenos acidentes —como derrubar as caixas acústicas dos pedestais. Enrole o excesso de fio e fixe-os adequadamente usando cintas plásticas.

A programação normal da TV aberta vai ter um som diferente utilizando um home theater?
Segundo Soares, em geral, o som ficará diferente, basicamente devido a maior potência de som de um home theater. Porém, depende de como o sinal da TV aberta será gerado e como será feita a conexão do sinal da TV com o home theater. Normalmente o som transmitido em uma TV aberta é estéreo, porém alguns canais (principalmente canais por assinatura) já transmitem filmes com som Dolby Digital ou DTS com 5.1 canais. A maioria dos home theaters disponíveis no mercado possui um recurso que distribui o som de uma transmissão estéreo em todas as caixas acústicas do produto. Já no caso de uma transmissão 5.1 (Dolby Digital ou DTS), será possível utilizar todo o potencial de distribuição de som presente no home theater.

O que é um "home theater in a box"?
É um kit formado pelas caixas acústicas, receiver e cabos. Utilizando apenas o kit, é possível montar um home theater. Existem kits à venda que são tão bons quanto os aparelhos vendidos separadamente.

Últimas dicas de Hardware e Gadgets

Hospedagem: UOL Host