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02/12/2009 - 17h34 / Atualizada 02/12/2009 - 18h04

Desenvolvedores de jogos para Facebook comemoram desempenho em 2009

FLÁVIO MOREIRA | Para o UOL Tecnologia

Apontados pelo Ibope como um dos maiores sucessos recentes das redes sociais, os jogos FarmVille e Mafia Wars, ambos desenvolvidos pela Zynga Game, vêm ganhando adeptos de todas as idades no Facebook. Respectivamente com 69 e 27 milhões de usuários, os games hoje já desbancam BuddyPoke que, no Orkut, conta com aproximadamente 41 milhões de membros.

Apesar de não serem os criadores da primeira versão dos jogos de máfia e fazenda, os desenvolvedores da Zynga tornaram-se, em 2009, um dos maiores expoentes e do ramo, atingindo a surpreendente marca de 100 milhões de visitas únicas por mês. Presente em diversas redes sociais e com 23 jogos já desenvolvidos, sendo 18 disponíveis para Facebook, a empresa hoje concentra seus esforços no seu carro-chefe: o FarmVille.

Espelho de tal sucesso, 50 % dos lucros arrecadados com a venda de sementes de batata virtuais para o jogo são encaminhados para uma instituição que ajuda crianças carentes no Haiti, gerando uma contribuição que ultrapassa os U$ 700 mil. Mas o que torna os jogos online tão atrativos dentro dessas plataformas?

“Nas redes sociais, as pessoas querem se conectar com seus amigos e familiares de uma forma mais profunda e divertida, e é isso que os nossos jogos proporcionam”, destaca Bill Mooney, vice presidente e gerente geral da Zynga Game.

Em entrevista ao UOL Tecnologia, Bill Mooney falou sobre o recente sucesso dos jogos para Facebook, o esforço para agradar os internautas e os planos para o futuro. Confira:

UOL Tecnologia: Como você explica o sucesso dos jogos da Zynga para o Facebook?

Mooney: A missão da Zynga é conectar o mundo através dos games. Nosso objetivo é criar uma experiência simples e divertida de se jogar. Nós queremos dar para as pessoas uma experiência emocionante de uma maneira acessível e dá-las o espaço para se conectarem com seus amigos e expressarem sua individualidade. Nas redes sociais, as pessoas querem se conectar com seus amigos e familiares de uma forma mais profunda e divertida, e é isso que os nossos jogos proporcionam.

UOL Tecnologia: Quando vocês identificaram o mercado de aplicativos como uma boa maneira de gerar lucros?
Mooney: Mark Pincus Pincus [CEO e fundador da Zynga] identificou a oportunidade no fim de 2006. Como dito anteriormente, ele queria proporcionar algo que conectasse as pessoas com seus amigos de uma maneira mais profunda e divertida. Sendo assim, em janeiro de 2007, nascia a Zynga.

UOL Tecnologia: Como nasceu a idéia do FarmVille?
Mooney: Mais uma vez, a nossa missão é conectar o mundo através dos games. E com o FarmVille, nos gostaríamos que isso fosse feito de uma maneira diferente da qual é feita no Mafia Wars e no Zynga Poker. Nós queríamos que o jogador pudesse criar o seu próprio “pedaço do mundo” e compartilhar com os outros. Nós estamos muito satisfeitos com o resultado e que as pessoas gostaram do projeto, nos ajudando a desenvolver o game com o maior e mais rápido crescimento nas redes sociais, sem mencionar o maior aplicativo online.

UOL Tecnologia: O que vocês esperam para os próximos anos?
Mooney: Como Mark diria, nós queremos criar o tesouro da internet. Uma empresa que possa proporcionar a experiência de entretenimento que as pessoas realmente querem. Nós iremos focar em continuar fazendo bons jogos que as pessoas adoraram jogar.

UOL Tecnologia: Vocês pretendem investir em alguma outra rede social?
Mooney: Nós sabemos que os melhores games sempre foram aqueles que usaram interação social e nosso foco continuará aí. Nós olhamos com cuidado cada oportunidade de conectar as pessoas e certamente estaremos em novas plataformas internacionais.

UOL Tecnologia: Existem projetos para novos games?
Mooney: Com certeza! Posso garantir que você virão bons jogos feitos por nós em um futuro próximo?

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