UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Internet e Redes > E-Mail

19/02/2009 - 07h01

Leve a Web com você no carnaval

JOÃO BRUNELLI MORENO | Para o UOL Tecnologia
Ah, o progresso. De um tempo para cá, nem mesmo as nuvens ficaram longe das empresas de tecnologia. Deixaram de ser apenas o lar de anjinhos e passaram também a armazenar e-mails, imagens, documentos e todo tipo de informação que pode ser encontrada na rede. Mas calma, as empresas não estão explorando nossos céus para fins comerciais. Essa é a chamada Computação de Nuvem, que designa serviços ou programas da Web acessíveis de qualquer computador conectado, sem usar recursos do computador de seu usuário.

Não é tão complicado. Um dos exemplos mais antigos da computação de nuvem é o webmail, em que suas mensagens são acessíveis de qualquer computador porque ficam armazenadas em servidores. Ao acessar o Gmail, Hotmail ou Yahoo, por exemplo, seu computador está controlando um outro computador que está há milhares quilômetros de distância, que guarda suas mensagens e executa os seus comandos.

Não importa se você está acessando a rede em uma máquina de última geração com processador de vários núcleos ou a partir de um netbook com apenas 512 de RAM: os programas da computação de nuvem apenas querem saber de usar seu computador como um terminal de acesso às suas interfaces. Por exemplo, ao se mover uma mensagem para a caixa de spam, o processador responsável por interpretar esse comando é o de um servidor que provavelmente está fora do país. Sua máquina apenas serviu como "ponte" entre você e esse servidor.

Tudo seria perfeito se não fosse um pequeno problema: para funcionar, seu computador necessariamente precisa estar conectado à Web. E como fazer se de repente no meio de sua viagem de carnaval der vontade de lembrar o endereço daquele restaurante legal que lhe foi recomendado por um amigo, se não há uma conexão por perto?

Além dos e-mails, existem diversos outros programas da chamada computação de nuvem que são usados a todo momento, e muitos deles podem ser salvos em seu computador para serem acessados offline.

Caindo da nuvem

O Google é um dos campeões em oferecer serviços da computação de nuvem. Além do Gmail, o gigante das buscas também tem a suíte de escritório Google Docs, a agenda Google Calendar e o agregador de RSS Reader, que podem ser configurados para serem acessados offline. Para isso, basta baixar o programa Google Gears, compatível com o Internet Explorer e Firefox, que permite usar todos os serviços do Google sem conexão. Com ele é possível ler e escrever e-mails, fazer textos, planilhas, marcar compromissos da agenda e ler seus RSS salvos. Todos os dados serão sincronizados e atualizados com a Web assim que seu computador for conectado à rede novamente.

O acesso offline ao Yahoo Mail acontece de maneira parecida. Lançado no meio do ano passado, o Zimbra é o programa "oficial" de acesso offline ao Yahoo Mail e também pode controlar qualquer outro endereço que possa ser acessado por POP3 ou IMAP. Além disso, o programa também sincroniza contatos e calendários, sendo uma opção à altura para substituir o Mozilla Thunderbird ou Windows Mail.

No Hotmail o acesso offline também é simples. Basta que o usuário baixe o Windows Live Mail e coloque seus dados, como nome do usuário e senha, na tela que aparece quando o programa é aberto pela primeira vez. Caso o usuário já use o programa para outras contas de e-mail e queira configurar o Windows Live Mail para receber suas mensagens do Hotmail, é só ir em "Ferramentas", depois "Contas", clicar em "Adicionar Conta" e "Conta de e-mail" e colocar seu nome do usuário e senha. Não é necessário fazer outros tipos de configuração.

Isso é possível fazer em qualquer tipo de e-mail que suporte os serviços POP, como é o caso do UOL Mail, que pode ser acessado pela Web ou por um software de e-mail, como o Windows Live Mail, o Outlook Express, o Mozilla Thunderbird ou o Apple Mail.

Caso você use alguns desses serviços há muito tempo, é bom lembrar que o download de toda informação armazenada nos servidores pode demorar algum tempo. Uma conta do Gmail facilmente pode ter mais de 1 GB de tamanho e provavelmente vai demorar algumas horas para que toda essa informação chegue ao seu computador. Outra coisa é que seus e-mails e outros arquivos passarão a ocupar espaço em seu disco rígido, e dependendo do tamanho de sua caixa de entrada, é bom liberar algum espaço em sua HD.

Fora isso, é só configurar seu computador e aproveitar o carnaval.

Compartilhe:

    Últimas dicas de Internet e Redes

    Hospedagem: UOL Host