UOL Notícias Tecnologia

19/02/2009 - 08h00

Quer saber se vai chover? Navegue na rede

SILVANA SALLES | Para o UOL Tecnologia
Carnaval é época de folia, de descontração e de se desconectar da vida. Mas se você não faz muito esse estilo, o UOL Tecnologia fez este especial para você não ficar um só minuto offline. Aprenda a utilizar os instant messengers, como o MSN, no seu celular, testamos os aplicativos comunicadores do iPhone e mostramos como levar a web com você em modo offline.

Para os que não querem perder o sol do Carnaval, há diversas opções disponíveis na Web para quem quer saber se chove ou se faz sol no próximo feriado. No entanto, não é raro encontrar previsões do tempo divergentes entre si. Às vezes, a diferença é apenas de um grau a mais ou a menos na temperatura máxima; em outras, varia dos temporais intensos às trovoadas esparsas.

Segundo a meteorologista Rita Cerqueira Lopes, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp, em Bauru, essas diferenças podem acontecer porque existem diferentes modelos que podem ser usados para calcular os fenômenos atmosféricos. Também conta a experiência de cada profissional na hora de interpretar os dados meteorológicos.
DÁ PARA CONFIAR?
Tempo Agora



A previsão do tempo em SP...
Climatempo



... varia na temperatura...
The Weather Channel



... alguns graus por site.


Para não errar, a dica é olhar a previsão do tempo às vésperas da data que se quer consultar. "Quanto mais próximo do dia, mais precisa é a previsão", diz o meteorologista Carlos Moura, do CPTec-Inpe (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O índice de acertos fica em torno de 90% nas previsões para o dia seguinte; depois disso, caem conforme a data se afasta.

Outra possibilidade para ler previsões mais afinadas é procurar os serviços regionais. "Por trabalhar apenas com uma região, estes institutos podem fornecer mais detalhes que os nacionais", afirma Rita.

Aqui, selecionamos alguns sites que fornecem a previsão do tempo para todo o Brasil. Alguns deles podem ser acessados pelo celular, outros trazem opção para receber boletins por e-mail.

Clima Tempo
O conhecido site traz previsão do tempo, boletins de ondas e astronomia e seção de turismo com dicas de viagem e acesso rápido às previsões de alguns dos destinos turísticos mais famosos do Brasil, como Serra Gaúcha, Rio de Janeiro, Angra dos Reis e Pantanal. Usuários podem enviar fotos de chuva e se cadastrar para receber boletins meteorológicos por e-mail.

Também há um serviço para receber a previsão do tempo por SMS no celular, mas a disponibilidade depende de cada operadora. Já para receber o feed dos boletins do tempo no telefone, é necessário instalar o aplicativo Mobigate.

Tempo Agora
Parceiro do UOL, o site tem previsão para até dez dias. Conta também com atualizações das luas, vídeos 3D, rádio online, especiais, glossário meteorológico, tempo nas rodovias e aeroportos, registros de índice ultravioleta, mapas e links práticos para destinos turísticos.

O conteúdo para WAP pode ser acessado pelo UOL Celular (http://wap.uol.com.br), clicando em "Serviços" e depois em em "Tempo". Dá para encontrar a previsão em diferentes cidades, aeroportos e praias.

The Weather Channel
Versão brasileira do Weather Channel americano. Traz a previsão do tempo nas cidades do Brasil, dos Estados Unidos e do mundo, mais imagens de satélite, uma "Enciclopédia do Tempo" e médias e registros de precipitação e temperatura. Pelo celular, é possível acessar a versão em inglês do site.

Será que vai chover?
O site tem apenas um campo no qual o internauta coloca o nome de sua cidade. A resposta é somente um "sim" ou "não" para a pergunta "será que vai chover?" A previsão de chuva sai para o dia da consulta e os três seguintes e dá também para enviar os resultados pelo Twitter. É possível acessar o site pelo celular na URL http://m.seraquevaichover.com.br/.

CPTEC
O site do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia) traz a previsão do tempo para todo o país, além do monitoramento de geadas, nevoeiros, queimadas, ondas e qualidade do ar.

É um site bastante técnico e não tem versão para celular. Mas dispõe de um código com a previsão do tempo ou a previsão oceânica para quem quiser colocá-la como widget em um blog, por exemplo.

Inmet
Mais um site de um órgão do governo, agora do Instituto Nacional de Meteorologia, ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Oferece a previsão do tempo nos Estados, regiões, capitais e municípios. Apesar de ter informações de localidades que os sites comerciais não têm, pode demorar a carregar. É possível se cadastrar para receber a previsão dos locais desejados por e-mail, em periodicidade definida pelo usuário.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host
    UOL Tecnologia fez este e%>