UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software

31/10/2008 - 12h45

Tor permite navegação anônima na Internet

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Uma das melhores opções para navegação anônima na Internet é o pacote Tor, um conjunto de ferramentas que garante a total privacidade do usuário enquanto ele está na Web.

Alheio à questão sobre legalidade do anonimato e camuflagem do IP (veja reportagem "Especialistas dizem que navegar anônimo na Web não é crime"), o Tor esconde informações como dados gerados por instant messenger, navegadores e demais outros aplicativos sob o protocolo TCP.

Já com o YourFreedom é possível ter uma conexão ilimitada à Internet e acessar messenger, torrents, peer-to-peer etc.

Abaixo, você confere um tutorial de como usar o Tor, a partir do momento da instalação (Baixe o software):

Tor 1. A tela da instalação informa o que será instalado. Deixe todos os itens marcados, sendo que o Vitalia é a interface pela qual o usuário poderá controlar o Tor.
Clique na imagem para ampliar


Tor 2. Dê OK. Se você tiver o Firefox em seu computador, ele instalará o add-on Torbutton (veja reportagem "Firefox e Opera têm Tor integrado"). Se não, aparecerá uma tela de erro. Dê OK e prossiga a instalação.
Clique na imagem para ampliar


Tor 3. Logo após concluir a instalação, a interface do programa abrirá e tentará se conectar à rede Tor. Aguarde até que ela se conecte. Toda vez que você abrir o Tor, ele irá se conectar à rede de anonimato.
Clique na imagem para ampliar


Tor 4. Pronto. A janela "Status" informará que você está conectado à rede Tor e pode navegar anonimamente.
Clique na imagem para ampliar



Tor5. No detalhe da janela principal, as principais opções do Tor. "Stop Tor" pára a navegação anônima. "View the Network" mostra a rede de conexão e "Use a New Identity" muda sua identidade. "Set Up" permite alterar configurações no programa - para usuários não avançados, recomenda-se não alterar as configurações deste botão.
Clique na imagem para ampliar

É importante notar que o Tor não faz todo o trabalho sozinho. Ele precisa que o usuário ajuste alguns detalhes nos seu browser e nos hábitos de navegação para garantir uma experiência Web completamente anônima.

Na página de download Tor, a equipe de desenvolvimento dá algumas dicas de como atingir a plenitude nesse ponto.

Compartilhe:

    Últimas dicas de Software

    Hospedagem: UOL Host